4 coisas que você deve avaliar na sua Infraestrutura de TI

Para avaliar a Infraestrutura de TI da sua empresa, é necessário ter um olhar crítico e atualizado referente aos avanços da tecnologia. Entramos na era digital e com isso muitas empresas adotaram serviços como computação em nuvem, big data, internet das coisas, etc. Abaixo listamos 4 itens essenciais que devem ser avaliados na sua Infraestrutura de TI, veja:

Dados Financeiros

O custo total de aquisição de uma TI é o primeiro item a ser avaliado. Ele é chamado também de TCO (Total Cost of Ownership), com estes dados é possível saber se há prejuízo ou lucro para a empresa. Na definição do Gartner, trata-se da “avaliação global da TI ou outros custos para além das fronteiras da empresa ao longo do tempo”.

Inclua valores gastos com aquisição de hardwares e softwares, comunicações, gestão e despesas de cada área de serviço, além de custos indiretos como instalações, depreciação e amortização. Tendo essa visão geral você será capaz de identificar melhorias que podem ser feitas e reportá-las à diretoria da empresa.

Tempo de depreciação dos ativos do Data Center

Equipamentos, armazenamento e capacidade de computação também devem ser avaliados. Investigue o tempo de depreciação de equipamentos do centro de dados. Assim, você evita a perda de recursos e gastos desnecessários.

Como a tecnologia sempre evolui, é possível melhorar a qualidade dos serviços, aumentar a performance, diminuir a depreciação e reduzir consumos de energia. Tenha em mente que muitos ativos podem ser virtualizados e isso potencializa o poder tecnológico da empresa.

Equipe

Os colaboradores que lidam com a infraestrutura de TI precisam ser eficientes. Não só as competências e habilidades devem ser avaliadas, mas também o status de cada profissional – há alguém que irá se ausentar, se aposentar, etc? – são detalhes que fazem diferença.

Ofereça aos funcionários a oportunidade de obter certificações atuais para atuarem com hardwares e softwares e avalie o desempenho de cada um. Assim, é possível promover melhorias, defender novas contratações e estruturar estratégias de capacitação das pessoas.

Governança de TI

Manutenção de recursos virtuais, privacidade e manutenção é o que chamamos de governança de TI. Tenha em mãos os serviços que precisam ser entregues, mas estão atrasados e tudo o que você faz atualmente.

Faça perguntas como “o que você precisa para cumprir as metas futuras que você não tem atualmente?” ou “os recursos disponíveis são suficientes?”. Liste o que é necessário para implementar novas iniciativas, pense em flexibilidade e escalabilidade. Como está a infraestrutura de TI do seu negócio?


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