Como funciona a integração de processos e sistemas com RPA – automação robótica de processos

A expectativa é que, com o avanço da tecnologia, a utilização de RPA (Robotic Process Automation ou Automação Robótica de Processos, em português) nas atividades operacionais seja algo cada vez mais comum para as empresas.

Isso se justifica porque a automação de tarefas tem a capacidade de aprimorar os trabalhos atuais, oferecendo aos colaboradores a capacidade de otimizar as atividades desempenhadas. Assim, as tarefas repetitivas e burocráticas passam a ser desenvolvidas por “robôs”, proporcionando os seguintes benefícios para o negócio:

  • Aumento da produtividade;
  • Diminuição de erros e falhas humanas;
  • Redução de custos;
  • Maior assertividade na operação;
  • Otimização de tempo dos colaboradores, disponibilizando-os para questões estratégicas na companhia

Uma das vantagens que o RPA pode proporcionar é a integração entre sistemas e automação de tarefas dentro de um ou mais processos que são gerenciados por solução de Business Process Management (BPM). Essa integração pode resultar ao seu negócio um ganho imensurável, tanto no desempenho da execução de tarefas quanto financeiramente.

Entenda o que é a integração com RPA – Automação Robótica de Processos

A integração utilizando a Automação Robótica de Processos nada mais é do que automatizar uma tarefa com o objetivo de integrar, migrar ou popular dois ou mais sistemas que utilizam distintos, como ERPs e ferramentas legadas que a empresa possui.

Se a organização utiliza o SAP S/4HANA, por exemplo, pode ser feita uma integração utilizando um RPA que automatize algumas tarefas executadas com base em informações de dentro desse ERP, como o preenchimento de cadastros e formulários. Ou, além disso, sistemas que não possuem capacidade de se integrarem, e que a migração de dados só pode ser de maneira manual, podem ter seus problemas resolvidos através de RPA – Robotic Process Automation.

Saiba como é feita a integração

Para que a integração utilizando RPA seja feita, é preciso realizar um projeto em três etapas macros: assessment, planejamento e desenvolvimento.

A etapa de assessment tem o objetivo de realizar o entendimento do processo no qual a automação de tarefa será realizada e compreender as tecnologias envolvidas.

O planejamento tem o intuito de avaliar todas as informações coletadas na etapa de assessment. Dessa forma, pode ser realizada a definição da melhor solução de integração da Automação Robótica de Processos e os seus critérios de aceitação e mediação de performance.

Por fim, a última etapa da integração é o desenvolvimento, pois nele será realizado todo o esforço e atividades definidas na fase de planejamento. Além do desenvolvimento em si, nessa etapa também é realizada a operação assistida, em que todos os eventuais pontos de ajustes são tratados até que a integração esteja funcionando em velocidade de cruzeiro.

Por se tratar de um processo um tanto quanto complexo, convém que profissionais especializados sejam contratados para realizá-la. Assim, você garante que a integração aconteça de forma correta no seu ERP, para que o funcionamento seja explorado em sua totalidade.

Vale dizer também que, embora a integração com Robotic Process Automation seja considerada flexível, é importante que aconteça de forma gradativa para mitigar erros que possam surgir nessas etapas.

Leia também: O que é RPA e como pode ser aplicado na sua empresa

Veja como as empresas se beneficiam com a integração utilizando Robotic Process Automation

As integrações rápidas com Automação Robótica de Processos possibilitam que você tenha melhorias contínuas no uso de ERPs na sua empresa. A ideia é que os processos possam ser modificados conforme vão acontecendo as alterações.

O uso de RPA faz com que muitas operações demoradas sejam realizadas em uma menor quantidade de tempo. Assim, os colaboradores poderão ser realocados para desenvolver ações voltadas para o core business da companhia, em vez de passar horas lidando com burocracias.

Quando se faz a integração de RPA com os sistemas da empresa, as vantagens se tornam ainda mais evidentes. Por isso, não deixe de levar essa questão em consideração ao usar a tecnologia na sua organização.

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