A Tecnologia da Informação é capaz de trazer muitos benefícios para os negócios e quando uma empresa possui uma equipe capacitada e eficaz de suporte de TI, a produtividade aumenta e o sucesso é garantido.
Vantagens como comunicação mais rápida, armazenamento eletrônico e proteção de registros e dados sigilosos são algo que a TI pode oferecer.
Precisamos nos adaptar à tecnologia se queremos desfrutar dos seus benefícios e obter uma gestão eficiente do negócio.
O sistema de informação de gestão é composto por outros subsistemas que captam informações de diversas fontes dentro da empresa, estes dados podem ser usados para controlar estoque, compras, captação e finanças, por exemplo.
Com esses dados, os gestores criam relatórios que lhes fornecem uma visão abrangente de todas as informações que eles precisam para tomadas de decisões estratégicas.
O objetivo de um sistema de informação em uma empresa é tornar a tomada de decisões dos gerentes mais eficiente e produtiva. Dessa forma, eles contam com informações de diversas fontes em um único banco de dados e podem apresentá-las em um formato lógico.
Tipos de informações coletadas no suporte de TI
Um software de gerenciamento pode coletar informações, como:
- Dados financeiros, como receitas diárias e despesas;
- Indicadores de desempenho, como a qualidade dos produtos que saem de uma linha de montagem e a quantidade vendida;
- Gestão de horários;
- Entrada e saída de produtos no estoque.
Benefícios do suporte de TI
Dentre todos os benefícios que um suporte de TI pode agregar para a empresa, dois deles podem ser fundamentais para obter êxito: criação de relatórios e disponibilização de dados para todos os funcionários.
Criar relatórios é uma das funções mais valiosas de um sistema de informação de gestão. Os relatórios internos exibem a informação de um modo que os colaboradores entendam com clareza, incluindo dados relevantes agrupados logicamente.
Todos os funcionários da empresa têm a sua disposição o sistema da empresa para verificar a quantidade de itens de estoque, ver estatísticas de cada departamento ou grupo específico, além de solicitar transferências internas de materiais.
Tendo um suporte de TI organizado e eficaz aumenta a produtividade de todos os colaboradores e evita-se assim problemas maiores ou conflitos internos, além de manter sempre a transparência.