Como funciona RPA na prática para ter alta produtividade?

Usar um sistema de RPA na prática pode apresentar resultados muito positivos para empresas de todos os segmentos. Com esse tipo de ferramenta, as atividades burocráticas são automatizadas e o foco dos colaboradores passa a ser direcionado muito mais para as ações estratégicas.

Imagine, por exemplo, uma indústria que precisa dar entrada em milhares de insumos que chegam diariamente, para que se possa fazer o fluxo de estoque corretamente. Em situações como essa, é comum que alguns colaboradores do setor de logística passem horas por dia apenas cadastrando dados em um software.

Com o RPA – Robotic Process Automation é possível automatizar essa atividade. E o que se levava cinco horas para ser feito, passa a ser realizado em menos de uma hora. É sobre esse aumento de produtividade que falaremos a seguir!

Atividades que podem ser realizadas com o auxílio do RPA

O RPA pode auxiliar nas mais diversas atividades. Um exemplo: ele realiza a leitura do arquivo de controle e verifica qual projeto precisa ser atualizado e em qual sistema ele deve buscar essa atualização.

Dessa forma, o robô interage com o sistema, gera arquivos e os salva na pasta de leitura do PowerBI. Isso gera mais produtividade e otimiza a rotina, uma vez que permite que se apresente informações ao PowerBI de forma sistemática, sem a necessidade de integrações com bancos de dados.

Entre as principais atividades que podem ser realizadas com o auxílio do RPA, destacamos as seguintes:

  • Cadastro de clientes;
  • Envio de mensagens;
  • Cadastro de produtos;
  • Envio de notificações;
  • Notificação de estoque;
  • Monitoramento de tarefas;
  • Processamento de pedidos;
  • Realização de cálculos complexos, entre muitas outras.

RPA na prática: veja um exemplo do uso da tecnologia

Para que você entenda o funcionamento e os benefícios do RPA na prática, vamos contar uma história fictícia, mas que poderia ter acontecido em qualquer empresa. Conheça a Júlia!

Júlia trabalha em uma empresa de construção civil e todos os dias precisa acessar um sistema online, no qual ela cadastra informações sobre as obras realizadas pela companhia.

Essa tarefa é bastante trabalhosa, tendo em vista que Júlia necessita coletar informações diversas, como a razão social do proprietário das obras, CNPJ, endereço, inscrição municipal etc. Para isso, ela precisa realizar pesquisas na internet, ligações telefônicas e outras atividades que demandam cerca de 12 horas de sua jornada de trabalho semanal.

Com uma solução de RPA desenvolvida pela Tecnocomp, esse processo fica muito mais simples. Agora, uma automação faz a busca necessária de todas as informações para o preenchimento dos cadastros e gera um código, que é cadastrado no sistema de forma automática.

A Júlia, por sua vez, pode se dedicar a outras tarefas que trarão ganhos positivos para a empresa, enquanto o RPA Robotic Process Automation realiza o outro trabalho sem cometer erros, com extrema precisão.

Por que utilizar o RPA?

Além de ter mais produtividade e otimizar o tempo, Júlia observou outros benefícios, tais como:

  • Agilidade no cadastro das obras;
  • Eliminação de erros de digitação nos cadastros;
  • Ganhos em satisfação e valorização dos colaboradores, que podem se dedicar a questões mais estratégicas da empresa.  

Entender sobre o RPA na prática é muito importante, tendo em vista que essa tecnologia pode ser revolucionária para os negócios. Assim como a Júlia, você também pode se surpreender.

Com o RPA, também fica mais fácil trabalhar remotamente. Saiba mais em nosso artigo que explica sobre como a Tecnocomp pode ajudar a fazer um trabalho remoto com segurança.


Ultimas Notícias: