Como o gerenciamento de serviços de TI pode ser aplicado na minha empresa?

O gerenciamento de serviços de TI garante que todos os processos realizados na empresa ocorram de forma conectada e assertiva, englobando desde a área do planejamento à execução e monitoramento das ações.

1. Conheça os diversos serviços gerenciados de TI

É importante conhecer bem cada um dos serviços que fazem parte de uma gestão de TI, para que seja feito o investimento necessário em pessoas, processos e tecnologia, além de optar pelo que mais se encaixa na necessidade da empresa. Todos apresentam vantagens que fazem a diferença na organização, como os que citamos a seguir:

Outsourcing de TI:

Representa a terceirização da operação, gestão, ou controle de sistemas relacionados à tecnologia da informação e conta com profissionais especializados. Isso permite que os colaboradores concentrem seus esforços em ações mais estratégicas, com foco no core business da companhia.

Entre os ganhos proporcionados por esse serviço, podemos citar: redução de custos na operação, infraestrutura moderna, tomadas de decisões mais assertivas, profissionais qualificados para resolução de problemas/manutenções e aumento da qualidade dos processos da organização.

Service desk:

Esse gerenciamento de serviços de TI está relacionado ao suporte remoto, bem como a ferramentas e recursos. É importante contar com especialistas que mesmo à distância atendam e sejam capazes de resolver problemas e ditar soluções rapidamente.

Entre as vantagens, é possível citar a redução de custos com melhor desempenho nos processos, automatizações importantes, foco na gestão, continuidade da operação com um formato 24x7x365 e garantia de SLA´s.

Organizações do segmento do varejo, por exemplo, se beneficiam com esse serviço. Isso porque costumam possuir um grande parque tecnológico e com o service desk encontram suporte em questões complexas, com redução de custos na operação, redução de SLA’s e até mesmo um olhar mais inovador sobre suas tecnologias.

Field service:

Está relacionado ao suporte presencial para solucionar questões de TI, como a gestão operacional. O field service é essencial, pois conta com uma equipe técnica alocada ou que atua sob demanda para atender as mais diversas necessidades, garantindo o funcionamento do negócio.

Manutenção preventiva e corretiva de hardware:

Essa opção de gerenciamento de serviços de TI consiste em realizar reparos para prevenir danos (manutenção preventiva) ou consertar equipamentos da empresa (manutenção corretiva).

Todo esse cuidado com as ferramentas utilizadas na rotina empresarial proporciona pleno funcionamento das máquinas, o que evita paradas na produção, melhora na produtividade como um todo e até mesmo na longevidade dos equipamentos.

Monitoramento e segurança de redes (NOC/SOC):

Esse serviço diz respeito ao gerenciamento, monitoramento e controle da comunicação de rede. Dessa forma, é possível prever e solicitar ajuda em casos de incidentes e anormalidades que afetem a operação da empresa e a obter uma rápida solução de problemas.

Todos esses processos são acompanhados em tempo real por especialistas que possuem total conhecimento para agir da forma adequada e imediata quando necessário. O resultado também inclui mais segurança na infraestrutura da companhia.

Inventário e gestão de ativos (CMDB/MDM):

O mapeamento e controle de todos os softwares e hardwares utilizados pela companhia em suas atividades são realizados por esse serviço. Entre as principais vantagens, podemos citar: escalabilidades nos processos e atividades, controle do inventário, além de saber o valor dos ativos, quantidades e localização.

2. O gerenciamento de serviços de TI deve estar alinhado com o negócio

Citamos acima os principais tipos de gerenciamento de serviços de TI.

É necessário que eles estejam integrados com o resto da operação, para que não sejam voltados apenas para a resolução de problemas pontuais. Quando os serviços de tecnologia estão alinhados com o negócio, o planejamento das ações é feito com foco em utilizá-los da melhor maneira possível.

3. É possível reduzir custos e riscos na TI da sua empresa

Quando as empresas contratam o gerenciamento de serviços de TI de forma organizada, é possível reduzir custos, melhorar a produtividade e mitigar erros. Isso porque os processos são otimizados, com foco em resultados, aumentando a rentabilidade.

O trabalho realizado de forma correta diminui riscos, como a necessidade de parar as atividades por conta de falhas em hardwares e softwares. Assim, se evitam perdas desnecessárias de tempo, recursos e dinheiro.

Leia mais: Por que implementar o sistema de gestão empresarial com a Tecnocomp?

4. Contar com um parceiro qualificado é essencial 

A área de TI é muito específica e está sempre se renovando e reinventando. Por isso, contar com uma empresa qualificada e especializada atuando na sua companhia é essencial.

A Tecnocomp possui experiência no segmento, além de certificações (ISO 9.001 e ISO 20.000) que atestam a competência em oferecer o melhor em serviços gerenciados.

Isso pode trazer ainda mais benefícios pelo foco na gestão, processos e operação, assim como disponibilizar uma equipe especializada para atender a sua empresa nas mais variadas situações.

Através de consultoria especializada, a Tecnocomp faz uma análise do cenário real da sua empresa para oferecer a melhor solução, trazendo resultados eficientes com um investimento justo.

Agora você já sabe mais sobre gerenciamento de serviços de TI e o quanto eles são relevantes. Contar com um parceiro estratégico é muito importante nesse momento.  Acesse o nosso site e conheça mais sobre os nossos serviços!


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