Fale Conosco: SP (11) 2199-5800 • RJ (21) 3553-3962 | vendas@tecnocomp.com.br

Notícias e Artigos

09 maio 2016

Hipóteses e Resultados da Eficiência de TI

02 de 04 – 

A TI tem no seu histórico a “fama” de ser uma caixa preta, não falar a linguagem do negócio, ser cara, inflexível e justificar investimentos utilizando os riscos como instrumentos de coação.

Não é difícil compreender este fenômeno quando entendemos as diversas disciplinas que a TI tem que lidar, muitos idiomas frutos da multidisciplinariedade técnica (+7), fornecedores e clientes distintos.

Mas a TI precisa aproximar-se do negócio, desenvolver relacionamentos colaborativos e cumprir a sua missão de servir, como um poderoso instrumento de eficiência.

Mapa de Valor

Mesmo dentro da TI, há áreas que devem ser alvos de um Assessment de eficiência:

  • Gestão do Orçamento
  • Estrutura Organizacional
  • Projetos
  • Service Desk e Field Service
  • Suporte
  • Data Center
  • Infraestrutura
  • Fornecedores

Especialistas já mapearam hipóteses de eficiência que aplicam-se a mais de uma área da TI:

Hipoteses de eficiencia

Quanto aos resultados, a eficiência na Área de TI remete às contribuições para o negócio:

  • Tempo
  • Espaço
  • Contratos
  • Eficiência energética
  • Nível de Serviços
  • Licenciamento de Software

Com tantas hipóteses de eficiência e variáveis envolvidas, e considerando que a TI não é um lugar para erros que impactem na continuidade do negócio, fica a pergunta:

Como reunir as competências de Assessment, design e  implementação de um roadmap que leva a TI à cultura de Eficiência de TI e Corporativa?


Sobre o autor: Ivan Abreu Paiva

Em carreira na área de Tecnologia da Informação, atua como Diretor da Consultoria de TI na TecnoComp Tecnologia, com foco em serviços de eficiência e redução de custos de TI, gestão e sourcing de TI.