SP (11) 2199-5800 – RJ (21) 3553-3962

anhanguera educacional

Tecnocomp move data center e integra centros universitários para a Anhanguera Educacional

Tecnocomp move data center e integra centros universitários para a Anhanguera Educacional

Tecnocomp move data center e integra centros universitários para a Anhanguera Educacional

Uma das maiores instituições particulares de ensino superior do mercado nacional, a Anhanguera Educacional contratou a provedora de serviços de TIC, Tecnocomp para executar a migração do seu Data Center (DC) para um ambiente na UOLDIVEO e também para execução do projeto de integração de três unidades da UNIBAN à uma rede de comunicação com topologia MPLS, que centraliza e redistribui os dados das 75 universidades que formam a instituição.

“Buscávamos uma operação de moving que não impactasse o negócio e a TecnoComp executou os serviços com excelência. A preparação, a mudança, a montagem dos racks e a instalação dos equipamentos ocorreu durante finais de semana, num total de apenas 72 horas.”, diz Michel Leite, coordenador de TI e Telecomunicações da Anhanguera Educacional.

Para Ricardo Perdigão, diretor comercial da TecnoComp, o serviço de moving é de alta criticidade sendo preciso comprovar capacitação, acervo e estrutura enquanto fornecedor. “Não pode haver nenhuma interferência nas atividades diárias da organização contratante”, observa o executivo.

Perdigão explica que a primeira etapa de um projeto de Move físico é o site survey, “Consiste no levantamento detalhado dos equipamentos, conexões de redes, softwares e serviços do Data Center.”

“Com a documentação concluída, a Tecnocomp reúne um comitê de mudanças, analisa os riscos e define a estratégia do Move. Isso inclui a definição e validação da quantidade de etapas do projeto, backup, logística, tipo de transporte, seguro, escolta e spare parts. Somente depois é que desligamos, transportamos e religamos os equipamentos, cumprindo à risca o planejamento”, diz Perdigão.

Na execução do projeto para a Anhanguera Educacional foram migrados da matriz da instituição no bairro do Morumbi, sete racks para a melhor gestão dos servidores, com switches, hubs, roteadores, pactch panels e demais equipamentos utilizados no novo ambiente horizontal.

Na infraestrutura física, a opção tecnológica de cabeamento estruturado foi pela marca Furukawa. Para espelhamento dos servidores foram usados os cabos em CAT.6 para 1GbE de velocidade ou superior. E para o backbone e up link de dados, optou-se por fibras ópticas OM3. Tudo com 25 anos de garantia estendida do fabricante.

Dos centros de educação superior recém-adquirido que foram integrados à rede da Anhanguera, a Tecnocomp também ficou responsável pela execução da nova infraestrutura de redes LAN nas unidades do Campo Limpo, Osasco e Grande ABC. “Foram instalados 2500 pontos de rede lógica e telefonia nas três unidades que já estão integradas à grande rede Anhanguera, com 75 pontos físicos WAN conectados ao novo DC no UOLDIVEO. E para a ponta utilizamos cabeamento metálico rodando em velocidade de 100Mbps na mesa dos usuários, que é perfeitamente suficiente para a nossa demanda atual”, observa Michel Leite, que conclui:

“Temos uma rede robusta, com camada forte de segurança e estamos preparados para crescer sem necessidade de mexer na infraestrutura por alguns anos. Em 2013 queremos investir em mais equipamentos, e dar início aos projetos de telefonia VoIP (voz over internet protocol) e de Redes Wireless para conexão internet em todos os campus universitários da Anhanguera no Brasil.

Sobre a Tecnocomp –Atuando há três décadas no mercado de serviços de TIC, a Tecnocomp é uma empresa 100% brasileira, com um histórico de sucesso junto as Grandes Empresas e Governos, posicionando-se em quatro verticais de serviços: CSC – Service Desk, Suporte e Gestão de Ativos , Data Center Services e Infraestrutura. A companhia tem sua sede em São Bernardo do Campo (SP) e filiail no Rio de Janeiro (RJ ). Presente em todo o território nacional tem uma das maiores redes de serviços e atendimento técnico no País, com pontos de presença (diretos e credenciados) em mais de 200 cidades. A Tecnocomp possui uma série de certificações técnicas e de qualidade (ISO 20 000) e mantém parcerias estratégicas com grandes fabricantes e integradores de TI para a oferta de um amplo portfolio de serviços e produtos inovadores, com foco na modernização e redução dos custos fixos das organizações clientes.

Em 2012 a Tecnocomp registrou uma receita de R$ 32 milhões. Neste ano de 2013 deve crescer acima de 30%, alcançando a cifra de R$ 43 milhões de faturamento.

Comece a
mudança agora

Tel: 55 11 2199.5800