Fale Conosco: SP (11) 2199-5800 • RJ (21) 3553-3962 | vendas@tecnocomp.com.br

Notícias e Artigos

14 novembro 2016

Nova Pavuna: Avigilon monitora áreas comuns do centro de compras da Mais Megaloja

por Katia Penteado em 9/11/2016

pavuna-6-p-300x200 pavuna-3p-300x200

Novo Centro Comercial Nova Pavuna conta com mais de 120 câmeras Avigilon, tornando-se a sexta unidade da rede a utilizar essa solução de CFTV IP, fornecida pelo Grupo Policom e instalada pela TecnoComp.

Em terreno de cerca de 6 mil metros quadrados, em Pavuna (RJ), o grupo VM Empreendimento, proprietário da rede varejista de roupas Mais Megaloja, edificou um centro comercial com quatro pavimentos e 130 vagas para estacionamento, totalizando mais de 10 mil metros quadrados de área construída.

Destacando-se pela localização e pela infraestrutura disponibilizada, o centro comercial Nova Pavuna possui áreas de compras, lazerpavuna-1-p-300x200 e alimentação. Direcionado às necessidades de consumo da nova classe C, que representa mais da metade da população brasileira, o novo centro de compras conta com quatro Superlojas Âncora – Mais Megaloja, Lojas Americanas, Casa & Video e Bob’s, – além de 14 lojas satélites, entre elas, Boticário e Casa Franklin, e outras 16 salas comerciais, que atendem a essa região localizada na Zona Norte da capital fluminense e que tem população superior a 1 milhão de pessoas.

 

pavuna-5-p-200x300Para monitorar todo o completo, a VM Empreendimentos optou por solução da fabricante canadense Avigilon, implementada pela TecnoComp com materiais fornecidos pelo Grupo Policom.

As premissas que nortearam o projeto envolviam qualidade do sistema, melhor resolução e visualização de imagens, software interativo e excelente facilidade de ampliação das imagens, pois a solução visa a coibir e a identificar furtos na loja, além de fazer o monitoramento da chegada de produtos e materiais.

O sistema – Sexta unidade do grupo a contar com essa solução de CFTV IP de alta definição, o centro de compras Nova Pavuna conta com um total de 120 câmeras IP de alta definição em resoluções de 2 MPx, 3 MPx, 5 MPx e 8 MPx. Destas 120 câmeras IP, 88 são da fabricante canadense Avigilon, modelos Speed Dome HD com zoom de 20x, câmeras dome panorâmicas de 180° e 360° e câmeras dome para uso interno. “Esse sistema dá suporte à segurança das áreas comuns, estacionamento e interior da loja e estoque da Mais Megaloja”, informa Alexsandro Ribeiro, gerente de TI da Mais Megaloja, destacando o fato de que dessa forma “foi possível construir um sistema de monitoramento sem pontos cegos”, com fácil acesso à manutenção e menos infraestrutura, pois conta com câmeras 360º e 180º.

pavuna-2-p-300x200Seguindo padrão das instalações adotadas pela VM Empreendimentos em seus outros centros comerciais instalados na Região Metropolitana, Baixada Fluminense e São Gonçalo, o sistema é gerido pelo Avigilon Control Center 5.0, permitindo acesso local e remoto. O sistema também conta com 32 câmeras GERP IP (exclusividade do Grupo Policom) com infravermelho, instaladas na área de estoque, onde há pouca iluminação.

O sistema de vídeo monitoramento é complementado por oito servidores (cinco integrados à loja e os demais voltados à administração do centro comercial como um todo), NVR Storage Rack Dell 2U 10 Teras; dois Workstation Client com 4 saídas; um Workstation Cliente para funcionamento em vídeo wall.

pavuna4-p-300x200Como infraestrutura para a solução Avigilon, o Grupo Policom forneceu solução de cabeamento estruturado Uniprise, da CommScope. No total, foram lançados 9 mil metros de cabos UTP Categoria 6 e 1 mil metros de fibra óptica, para interligação dos servidores e das áreas do complexo. A TecnoComp também respondeu pelas instalações elétrica e de telefonia.

E mais: toda a infraestrutura é PoE (Power over Ethernet), o que gera redução de custos de manutenção e com infraestrutura elétrica para funcionamento do sistema. O centro de controle é remoto e acessado via web.

pavuna-p-300x200Desafios e benefícios – André Afonso, gerente de Infraestrutura da TecnoComp, recorda que o principal desafio foi proporcionar o melhor posicionamento das câmeras para que não ficassem pontos cegos na loja. Por esse motivo, “optou-se pela instalação de 123 câmeras estrategicamente posicionadas em áreas externas, ambientes comuns de circulação, estacionamentos, refeitório e distribuídas em toda a loja, obtendo assim melhor desempenho do sistema e atendimento das necessidades do cliente”.

A esses benefícios, Afonso soma visualização em tempo real sem perda da qualidade das imagens de todos os ambientes, favorecendo a tomada rápida de decisões e fazendo com que qualquer ação necessária ocorra de imediato.

Sobre a Mais Megaloja

No Rio de Janeiro desde 1993, a loja de departamentos atende desde recém-nascido até adulto, focada na comercialização de vestuários, calcados, bijuterias e decoração atendendo os públicos C, D, E, e traz um novo conceito de lojas com infraestrutura única, além de grande mix de produtos, com preços acessíveis. Concentra suas lojas em locais que possuem os maiores números de habitantes (baixa fluminense, Zona Oeste, Zona Norte e Interior – São Gonçalo).

A Mais Megaloja tem planos de expansão no Rio de Janeiro, procurando difundir seu conceito de lojas, trazendo um ambiente agradável para as famílias incluírem a loja em seu roteiro de compras.