O que é RPA e como pode ser aplicado na sua empresa

Você sabe o que é RPA? Entender esse conceito é muito relevante para as empresas de todos os segmentos, uma vez que a presença de robôs nas rotinas corporativas é algo que está sendo cada vez mais utilizado nas companhias.

Afinal, o que é RPA?

Ao tratarmos sobre o que é RPA podemos dar uma simples definição – Robotic Process Automation – ou automação robótica de processo. Porém é uma tecnologia muito poderosa baseada em software, que utiliza robôs para simular as atividades humanas realizando tarefas repetitivas. Esse é apenas um dos exemplos de como a transformação digital tem mudado o meio que nos cerca.

O foco é gerar mais produtividade, evitar as falhas humanas, mitigar riscos, reduzir custos operacionais (o robô está disponível durante 24 horas na semana e não demanda mudanças na infraestrutura de TI já existente) e garantir mais precisão nos processos. Enquanto os robôs, por sua vez, se dedicam a realizar ações mais simples e repetitivas.

Tudo isso gera um aproveitamento maior da equipe, resolução de problemas rapidamente, produção mais assertiva, processos otimizados, diminuição de custos com colaboradores e redução de erros. Afinal, o robô trabalha com uma taxa praticamente zero de falhas nas atividades que desempenha.

Quais são as principais atividades e segmentos que se beneficiam com o RPA?

Ao falar sobre o que é RPA, vale salientar que, por ser extremamente versátil, pode ser adotado nas mais variadas rotinas, áreas e segmentos empresariais.

Atualmente, 70% das aplicações de RPA são utilizadas em serviços bancários e financeiros, seguros, saúde, telecomunicações, indústrias e mídia. Porém, essas não são as únicas áreas que podem se beneficiar dessa tecnologia.

Ao compreender o que é RPA e como utilizá-lo, as empresas poderão ter, nos robôs programados, verdadeiros aliados para a execução de tarefas repetitivas. Áreas como a logística, financeira, administrativa, recursos humanos, operacional, marketing, atendimento ao cliente, entre outras podem ter muito sucesso ao usar essa inovação.

Para confirmar essa constatação, uma pesquisa da Hadoop mostrou que até 2025 as empresas podem lucrar de US $ 5 trilhões a US $ 7 trilhões com RPA!

Como o RPA pode ser aplicado?

As atividades humanas tendem a ser cada vez mais estratégicas e menos operacionais nas empresas. De tal forma, praticamente todas as rotinas de cunho burocrático devem ser realizadas por RPA nos próximos anos.

Atualmente, o recurso é muito utilizado para fazer a transferência de dados de planilhas para os ERP’s, organização de listas, baixas automáticas, conciliação financeira, criação de cadastros automáticos e atendimento ao cliente.

Entender o que é RPA – Robotic Process Automation, no contexto contemporâneo, é muito importante para as empresas. É necessário inovar e se atualizar para manter o seu negócio alinhado com as tecnologias atuais, permanecendo competitivo no mercado.

A tecnologia RPA também pode ser aplicada em ERPs, como o SAP S/4HANA. Para conhecer mais sobre esse recurso, leia o nosso artigo que explica tudo o que você precisa saber sobre esse sistema.


Ultimas Notícias: