Fale Conosco: SP (11) 2199-5800 • RJ (21) 3553-3962 | vendas@tecnocomp.com.br

Notícias e Artigos

23 maio 2016

Quem pode construir um Roadmap de Eficiência de TI

04 de 04 – 

Mapa de Valor

Eficiência da TI não é algo que o Gestor da TI compre de um fornecedor.

Em primeiro lugar, quem pode realizar um Assessment de Eficiência de TI é quem tem em seu portfólio a especificação da arquitetura técnica de tecnologia, implemente, sustente e atualize as disciplinas envolvidas.

Não se engane, checklists de conferência e uma extensa lista de recomendações de melhores práticas podem ser impraticáveis na prática.

Também não é nenhum segredo a pergunta: Como podemos empreender uma iniciativa de eficiência na TI considerando todas estas disciplinas de gestão, negócio e técnicas, além das habilidades necessárias para conduzir este trabalho sem comprometer a operação diária e a continuidade do negócio?

Na há chance para experimentos na TI que coloquem em risco o negócio. Aqui é necessário trazer um parceiro com capacidade multidisciplinar em todas estas áreas.

As consultorias de gestão contribuem com extensos checklists de Assessment do que está ou não sendo feito, mas carecem de conhecimentos de implementar a mudança que seja operável no dia a dia do negócio e sustentável nos anos seguintes.

É possível que o número de fornecedores que tenham o expertise de liderança, gerenciamento, suporte, monitoração, manutenção em disciplinas de organização, tecnologias, ativos, serviços, data center, infraestrutura e fornecimento sejam poucos, perto dos que oferecem licenças de ferramentas ou cloud, um hardware para acelerar o desempenho, serviços pontuais e desconectados.

A capacidade deste empreendimento na Área de TI é fruto da experiência de desenho destas soluções, implementação, gestão, operação, atualização, crescimento e atualização, compreensão das integrações e visão clara de negócio, com foco no cliente.

Replicando as principais fases de um Projeto de Eficiência de TI, recomendo:

  • Entendimento do Negócio
  • Assessment da TI
  • Mapa das Oportunidades
  • Mapa dos Riscos
  • Hipóteses
  • Planos de Ação
  • Priorização das ações
  • Roadmap

Esta é a melhor oportunidade para dar uma resposta aos executivos e ás áreas de negócio, contar com um Roadmap – uma estrada com ações imediatas e para os próximos 18 meses com orientação sobre o melhor caminho e os comportamentos para a jornada.


Sobre o autor: Ivan Abreu Paiva

Em carreira na área de Tecnologia da Informação, atua como Diretor da Consultoria de TI na TecnoComp Tecnologia, com foco em serviços de eficiência e redução de custos de TI, gestão e sourcing de TI.