Veja os resultados positivos e a curto prazo que o RPA leva ao seu negócio

O Robotic Process Automation (RPA) é uma tendência para as empresas das mais diversas áreas, por conta dos resultados positivos que traz para as organizações. Ao investir nessa tecnologia, os benefícios são imediatos e incluem redução de tempo e custos na operação, assim como diminuição de erros e falhas e aumento da produtividade como um todo.  

O melhor de tudo é que é possível integrar o RPA ao ERP que você já utiliza na sua empresa, como o SAP S/4HANA, bem como ao banco de dados, business intelligence e web services. Assim, as atividades desenvolvidas no software são automatizadas, resultando em benefícios diversos para o negócio.

4 resultados positivos que o RPA apresenta para as empresas

Listamos abaixo como o Robotic Process Automation – RPA pode trazer resultados positivos a curto prazo para a sua empresa.

1. Maximização do desempenho dos colaboradores

O desempenho dos colaboradores do seu negócio é maximizado quando se investe em RPA. Isso se justifica por conta da eliminação das tarefas burocráticas e repetitivas, que passam a ser executadas pelos robôs.

A digitação de cadastros, por exemplo, é um trabalho que pode levar horas para ser feito. Isso é otimizado quando se tem a tecnologia RPA para realizar a atividade. Logo, os colaboradores ganham mais tempo para se dedicar a tarefas estratégicas e menos operacionais.

2. Eliminação dos erros

As atividades operacionais são as que mais causam erros e geram gargalos nas empresas. Imagine, por exemplo, que alguém preencha errado os cadastros dos produtos que uma indústria tem em estoque. Isso pode causar falhas em todos os processos produtivos seguintes.

Com o RPA, problemas como esse deixam de acontecer! Os erros cometidos por humanos, na maioria dos casos, acontecem por falta de atenção ou pela necessidade de finalizar uma tarefa com mais rapidez. Isso não ocorre com a automação de processos.

Leia também: Como funciona a integração de processos e sistemas com RPA

3. Aumento da produtividade e rentabilidade da empresa

Com a eliminação dos erros, colaboradores com desempenho maximizado e ganho de tempo na execução das tarefas, sua empresa terá um significativo aumento na produtividade e na rentabilidade.

A organização pode assumir mais demandas, atender mais clientes e, consequentemente, fazer com que os rendimentos sejam maiores. O crescimento se dá em curto prazo, tendo em vista que os resultados positivos trazidos pelo RPA são praticamente imediatos.

4. Ganho na eficiência da operação

As operações são mais eficientes com o uso do RPA – Robotic Process Automation. Isso se justifica porque, ao contrário de outras automações, essa tecnologia tem a capacidade de decidir quando e como um processo deve ocorrer.

A automação de processos consegue analisar dados e tomar decisões com base em parâmetros estabelecidos na programação. Isso faz com que as operações sejam alavancadas, potencializando os resultados positivos.

Como a Tecnocomp pode ajudar?

Contar com uma empresa que oferece a expertise no segmento faz toda a diferença, como a Tecnocomp. E vamos mostrar um de nossos cases de sucesso:

Veja como ajudamos uma empresa de consultoria e engenharia a ser mais rentável

A Pöyry é uma multinacional de consultoria e engenharia, que atende empresas do setor de energia e industrial a nível global. Eles também prestam serviços localmente a diversos mercados estratégicos.

Entre os seus principais setores de atendimento estão a consultoria florestal, papel e celulose, mineração e metalurgia, químicos e biorrefinaria, energia e infraestrutura. Tudo isso exige uma série de trabalhos burocráticos, demandando bastante tempo dos colaboradores.

Os desafios da Pöyry

Ao procurar os nossos serviços, a Pöyry apresentou alguns desafios que precisavam ser resolvidos:

  • Resolver os problemas de integração com o PowerBI;
  • Eliminar tarefas com limitações de execução diária e com falta de informações pertinentes;
  • Reduzir o alto consumo de horas dos colaboradores em atividades burocráticas;
  • Diminuir as falhas, uma vez que o processo tem diversas interações, dando margem ao erro humano e retrabalhos.

A solução que propomos

Para resolver os desafios da Pöyry, propomos o fornecimento de dados para os dashboards de projetos colaborativos, utilizando a tecnologia RPA, para que tudo fosse feito de forma automatizada.

A solução funciona da seguinte forma: um robô realiza a leitura do arquivo de controle e verifica qual projeto precisa ser atualizado e qual sistema ele deve buscar a atualização.

Em seguida, o robô interage com o sistema, gerando arquivos e os salvando na pasta de leitura do PowerBI.

O sucesso do RPA em uma empresa de consultoria e engenharia

Para a Pöyry, o uso do RPA trouxe diversos benefícios. A tecnologia implementada gerou resultados positivos, tais como:

  • Possibilitou a integração de 100% dos dados necessários ao PowerBI, sem a necessidade de integração com o banco de dados, trazendo uma solução mais segura para as aplicações envolvidas e economia com horas da equipe global e consultores de banco de dados;
  • Permitiu que as tarefas pudessem ter um ganho de escala de 70%;
  • O uso da automação permitiu aos colaboradores o emprego de 100% da rotina de trabalho em atividades que agreguem mais valor ao negócio, com execuções mais rápidas, sem erros e retrabalhos.

Não há dúvida que a Pöyry se beneficiou muito com o uso do RPA. O mesmo pode acontecer com o seu negócio, independentemente da sua área de atuação.

Para que você saiba mais sobre o assunto e veja como a Tecnocomp pode contribuir com o seu negócio, entre em contato conosco e conheça os nossos serviços!


Ultimas Notícias: