O que pensar na hora da troca do sistema de gestão

O sistema de gestão empresarial – ERP – é fundamental para que as organizações tenham o controle total das informações e maior sucesso no seu negócio. Afinal, são essas soluções que fazem com que as atividades possam ser integradas e automatizadas, otimizando o tempo para desenvolver ações estratégicas nos processos produtivos.

Além disso, esses softwares são essenciais para obtenção de dados na operação, o que permite a tomada de decisões mais assertivas e rápidas.

Se hoje o seu sistema não atende o crescimento das demandas, apresenta dificuldades na elaboração de relatórios e não integra informações, está na hora de mudar o sistema de gestão da sua empresa.

Por isso, escolher o ERP correto e a empresa capacitada para realizar essa mudança é essencial: é necessário que ela tenha conhecimento para analisar e propor a melhor solução e estrutura para resolução de situações delicadas. 

Ao fazer a troca de um sistema de gestão, existem alguns tópicos que devem ser avaliados. Acompanhe!

5 pontos a serem observados ao trocar o sistema de gestão

1. Tempo para migração

Trocar o ERP é uma decisão que impacta em mudanças na gestão da empresa e envolve todos os colaboradores; é uma ação que demanda tempo e deve ser supervisionada de perto.

A migração deve ser planejada, detalhada e conduzida de forma gradual com suporte de profissionais especializados, para que a transição seja feita de maneira segura, mitigando riscos e levando o menor tempo possível.

Nesse processo, existe a necessidade de treinamento para adaptação à nova tecnologia, que irá acelerar o ganho de performance que a ferramenta vai proporcionar.

2. Investimento necessário para um sistema de gestão

Considerar apenas o preço para contratar um novo sistema de gestão empresarial não é recomendado. O ERP é a tecnologia que irá tornar a sua empresa mais produtiva e rentável.  

O ideal é analisar opções de cloud computing, custo da manutenção, profissionais experientes, ganho de produtividade e assertividade, eficiência, integração de sistemas já existentes, informações em tempo real além do controle da operação.

Com análises saberá exatamente qual ERP valerá mais a pena, pois o investimento será recuperado rapidamente considerando controle, produtividade e informações estratégicas que a solução trará para sua empresa.

3. Suporte técnico

Ao escolher um sistema de gestão empresarial considere o suporte técnico oferecido. É fundamental ter a garantia de técnicos especializados e preparados que possam solucionar problemas complexos com eficiência e agilidade.

A implantação de um ERP é um processo que exige a melhor equipe para assegurar tranquilidade e segurança na continuidade do negócio.

4. Mapeamento das necessidades da empresa

Quando decidir por trocar o sistema de gestão, é necessário fazer um mapeamento de todas as necessidades da sua empresa, bem como as suas prioridades.

Olhando por controle financeiro, organização de estoque, busca por dados confiáveis, produtividade, gerenciamento contábil, entre outras tarefas que podem estar contempladas em um ERP.

Feito isso, analise as opções disponíveis e suas funcionalidades. Veja qual delas é mais aderente às necessidades do seu negócio. O sistema de gestão empresarial deve contemplar módulos para que possa atender às diversas áreas da empresa integrando processos e fornecendo dados confiáveis em tempo real.

5 – Escolha do fornecedor adequado

A busca por um fornecedor é parte muito importante no processo de aquisição de um ERP. É preciso contar com uma empresa que tenha amplo conhecimento, experiência, profissionais certificados que possam dar o suporte para encontrar a melhor solução para o seu negócio.

Isso porque diversas funcionalidades precisam ser atendidas pelo seu novo sistema de gestão, com ou sem customizações – compreender a capacidade do ERP em atender essas especificidades e as necessidades da sua empresa, fazer ajustes nos processos para ter um resultado de sucesso.

Citamos os principais pontos que devem ser pensados na hora de trocar o sistema de gestão. Leve-os em consideração e garanta resultados positivos com a tecnologia trazendo maior produtividade e rentabilidade para seu negócio.


Ultimas Notícias: