Porque a jornada para a transformação digital dos serviços financeiros é imperativa

30 de jun. de 2023

A transformação digital nos serviços financeiros é uma necessidade fundamental para garantir o crescimento sustentado do setor. Apesar dos bancos digitais não serem uma ideia nova, a pandemia de Covid trouxe novos desafios, mas também contribuiu para que essas instituições encontrassem novas oportunidades de negócios e implementassem ideias inovadoras.

Entretanto, os desafios para as instituições financeiras tradicionais ainda são enormes. Com o surgimento das fintechs, a transformação digital foi colocada no centro dos negócios e se as instituições quisessem se manter competitivas, abraçar a digitalização de serviços se mostrou inegociável.

Como as fintechs nasceram em um mundo digital, elas não trazem as camadas de tecnologia e sistemas legados que fazem parte da infraestrutura que as instituições financeiras tradicionais carregam há décadas. O resultado é que as fintechs conseguem se adaptar muito mais facilmente ao comportamento dos clientes e tendências de consumo.

Além disso, a transformação digital dos serviços financeiros tem um impacto menor nos custos operacionais dessas empresas, permitindo investimentos em produtos e serviços voltados para melhorar a experiência dos clientes, outro fator que indica que as instituições tradicionais precisam se modernizar.

A transformação digital é crucial para o sucesso dos negócios

Agilizar operações, aumentar a eficiência e a segurança, reduzir custos, e melhorar a experiência do cliente. A transformação digital, além de obrigatória, exige mudanças tecnológicas contínuas e culturais para superar esses e outros desafios que possam surgir.

Mover aplicativos e dados para a nuvem e implementar controles de segurança mais robustos fazem parte apenas de uma dessas etapas e isso já exige das instituições que processos e aplicativos sejam redesenhados para que se tornem flexíveis para atender aos mais diferentes clientes, além disso, esse é um momento em que a própria cultura organizacional precisa ser reavaliada para que os negócios mantenham foco nas necessidades dos usuários.

De acordo com estudo da EY, “92% dos líderes financeiros afirmam ter começado a jornada para introduzir intervenções digitais na função financeira, mas apenas 11% estavam em estágio avançado”. Isso deixa claro o desafio para a implementação de soluções inovadoras, exigindo dos líderes de negócios um maior entendimento de que a transformação digital oferece oportunidades de inovar, adotar tendências e de como aproveitar os resultados dessa jornada.

Por que investir na transformação digital nos serviços financeiros?

O setor financeiro é único na forma com que se relaciona com os clientes. O relacionamento é contínuo, com potencial para durar uma vida inteira, e boa parte dos clientes interagem com as organizações pelo menos uma vez por dia, exigindo que as instituições adotem um modelo de relacionamento transparente e flexível para beneficiar a própria instituição e, principalmente, os clientes.

Experiência do cliente

A experiência oferecida ao consumidor é fator importante para sua retenção, além de ser fator essencial para o crescimento de qualquer negócio. Pesquisa da EY com mais de 30 mil pessoas em todo o mundo mostrou que “a chave para conquistar e reter clientes em um ambiente bancário competitivo é a experiência”. Portanto, as iniciativas de transformação digital dos serviços financeiros devem permitir que as instituições ofereçam experiências consistentes e de alto nível durante a jornada.

Operações mais simples

A digitalização tem como um dos seus benefícios tornar processos mais fáceis e no setor financeiro isso significa fornecer ao cliente serviços mais simples e convenientes. Por meio da automação, é possível tornar os fluxos de trabalho mais eficientes, reduzindo custos e tornando as equipes mais produtivas.

Cultura de inovação

A transformação digital contribui para a criação de uma cultura de inovação que incentiva a criatividade. Isso permite alavancar a criação e lançamento de produtos e serviços inovadores aos clientes, melhorando os negócios e fortalecendo uma estratégia de crescimento sustentável.

Aumentos nas vendas

A transformação digital faz com que as instituições financeiras adaptem seus modelos de negócios para uma nova realidade. O uso de tecnologias inovadoras facilita a conexão com os clientes e otimiza as operações, criando oportunidades de negócios por meio da integração de ferramentas digitais, análise de dados e maior engajamento.

Análise aprimorada

Coletar e analisar dados é fundamental para a transformação digital dos serviços financeiros, tornando a tomada de decisões mais rápida e eficiente. Buscar ajuda em soluções baseadas em inteligência artificial pode impulsionar a transformação digital e tem impacto direto na estratégia de negócios.

Tendências de transformação digital dos serviços financeiros

O setor financeiro é conhecido por ser pioneiro no uso de novas tecnologias, e com o número crescente de pessoas acessando serviços online, as instituições precisam contar com os subsídios corretos para controlar a jornada do cliente.

Inteligência artificial (IA) e aprendizado de máquina

Os avanços da IA e do aprendizado de máquina estão transformando o cenário financeiro. A tecnologia ajuda a reduzir fraudes e contribui para as decisões serem mais rápidas e inteligentes. Além disso, por meio da automação com chatbots, consegue otimizar a experiência do cliente.

Internet das Coisas IoT

Entender o comportamento do cliente e criar experiências personalizadas faz com que o uso de dispositivos IoT melhorem os processos operacionais críticos para essas experiências. Sensores inteligentes podem melhorar processos, acompanhar a movimentação e hábitos dos funcionários, reduzindo custos e melhorando a eficiência e produtividade organizacional.

Blockchain

O blockchain pode fortalecer a cadeia de suprimentos do setor financeiro, sistemas de negociação e processamento de contratos. A tecnologia permite que transações sejam concluídas em segundos, sendo executadas 24 horas por dia, todos os dias da semana. Até o final de 2023, mais de um terço das instituições financeiras no mundo terão implantado soluções baseadas no blockchain, afirma a EY.

Segurança e privacidade de dados

Os dados dos clientes são o principal ativo das instituições financeiras e, exatamente por isso, são alvos constantes de ataques cibernéticos. Nesse cenário, a segurança e privacidade das informações é um dos maiores desafios tecnológicos enfrentados pelas empresas. Novas iniciativas digitais permitem que as instituições foquem na detecção e resposta a incidentes e aprimorem sua estratégia de segurança em tempo real.

Big data

A transformação digital dos serviços financeiros depende da análise de dados, e com um fluxo maior de informações capturadas nos mais diferentes dispositivos, soluções modernas de Big Data auxiliam as instituições financeiras a lidarem com essa montanha de dados. A IA e o aprendizado de máquina contribuem para automatizar processos e capacitar as empresas para melhorarem suas decisões.

Mobilidade

Nos últimos anos, os clientes passaram a usar maciçamente soluções móveis para lidar com serviços financeiros. Atentas a essa movimentação, as instituições passaram a usar a nuvem para repensar seus produtos e serviços, melhorando o acesso e usabilidade de seus aplicativos.

Automação de processos

A automação no setor financeiro evolui rapidamente, permitindo que processos sejam mais confiáveis e eficientes e análises e previsões financeiras se tornem mais precisas. O RPA e outras tecnologias de automação permitem que as empresas do setor se tornem mais eficientes, produtivas e atendam normas de conformidade mais facilmente.

Embarque na jornada da transformação digital

Modernizar sistemas legados, criar produtos e serviços e otimizar a experiência do cliente exigem das instituições financeiras uma abordagem tecnológica personalizada que apenas a transformação digital pode oferecer. Entre em contato com nossos especialistas e saiba como gerar valor e obter uma vantagem competitiva para enfrentar um cenário econômico em constante mudança.

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