Qual a importância do NOC para mitigar riscos e reduzir custos de TI

30 de ago. de 2023

O Centro de Operações de Rede, NOC, é onde as empresas centralizam o suporte e monitoramento da infraestrutura de rede e comunicação para detectar eventos em tempo real, gerando alertas para que a equipe técnica possa agir rapidamente e minimizar riscos de interrupção na operação, que, dependendo do setor e porte da empresa, pode chegar a milhões de reais em prejuízos.

É importante entender que o NOC não é um Help Desk, que basicamente atua para lidar com problemas do usuário final, mas interage com os sistemas de TI para identificar e resolver eventos de infraestrutura no momento que eles ocorrem. Ou seja, o Centro de Operações de Rede funciona como um conjunto extra de olhos, ouvidos e habilidades para detectar problemas a qualquer momento. Pode tanto ser um departamento interno ou terceirizado. Além disso, o NOC terceirizado permite alavancar economias em escala e fornecer serviços de qualidade a um custo menor para as organizações.

Como o NOC pode mitigar riscos?

Um Centro de Operações de Rede bem dimensionado e gerenciado contribui para reduzir o tempo de inatividade ao mesmo tempo em que melhora o desempenho da rede, aplicativos e infraestrutura, prevenindo incidentes. Em contrapartida, quando mal estruturado, deixa os investimentos em tecnologia e os negócios expostos e vulneráveis.

O NOC é um recurso extremamente valioso para empresas de todos os portes, pois garante que os recursos de TI sejam utilizados com segurança e qualidade, reduzindo os riscos de que alguma anormalidade impacte na operação e, no caso de algum incidente, a equipe técnica possa agir rapidamente. Como ele faz isso?

Detectando possíveis problemas, supervisionando as ações corretivas adotadas para restaurar a funcionalidade do recurso interrompido e melhorando a comunicação entre todos os envolvidos — os usuários impactados pela interrupção e a equipe responsável por resolver o problema.

Basicamente, o NOC atua no monitoramento e gerenciamento de eventos, geração de tíquetes de atendimento e resolução dos problemas. Entretanto, em muitos casos, o setor pode executar outras funções:

Gerenciamento de incidentes e problemas

Identificação e resolução incidentes para restaurar serviços e reduzir o tempo de inatividade. O setor também pode buscar a causa raiz dos incidentes e solicitar ações que resolvam o problema, atuando de forma proativa para evitar que anormalidades ocorram.

Gerenciamento de capacidade

Gerencia o desempenho dos recursos de TI, a utilização e a capacidade da infraestrutura para atender mais facilmente os níveis de serviço contratados.

Recuperação de desastres

Atua na recuperação de desastres e gerenciamento de backups.

Suporte ao produto

Fornecimento de suporte técnico a usuários de integradores de sistemas, OEMs e fornecedores de software.

Planejamento e suporte a transição de serviço

Como um provedor de serviços, o Centro de Operações de Rede pode integrar a infraestrutura do cliente com as informações e assistências relacionadas à configuração, conectividade, sistema de tíquetes entre outras funções.

Gerenciamento de mudanças

Registro e gerenciamento de mudanças na infraestrutura, serviços e monitoramento.

Gerenciamento de configurações

Definição e manutenção da configuração de serviços e infraestrutura para tornar o gerenciamento de mudanças e incidentes mais eficiente.

Melhorias na infraestrutura

Fornece relatórios de serviço de acordo com as necessidades do cliente, identificando e implementando melhorias na infraestrutura.

Suporte complementar

Em alguns casos, pode oferecer serviços de integração de plataformas de desenvolvimento, configuração de infraestrutura, funcionalidades e provisionamento.

Incidentes de segurança

Apesar de não ser voltado para a segurança cibernética — que é papel do SOC —, o Centro de Operações de Rede também pode monitorar e resolver incidentes de segurança. Mas, para isso, os técnicos precisam ter as habilidades e ferramentas necessárias para agir em casos de incidentes de segurança.

Como o NOC contribui para a gestão de custos

Por ser um serviço orientado aos negócios, o Centro de Operações de Rede, ao monitorar a infraestrutura de rede, permite que a equipe de TI se dedique totalmente aos negócios, no lugar de gastar tempo na resolução de problemas técnicos. Isso contribui para aumentar a produtividade e melhorar o tempo de resposta, no caso de problemas mais complexos ou ações proativas que exijam mais atenção da equipe.

Além disso, fornece serviços personalizados para atender às necessidades da empresa e garantir que os usuários extraiam o máximo proveito dos recursos de rede disponíveis. Os clientes do NOC Tecnocomp recebem serviços voltados para suas necessidades, combinando e integrando ferramentas modernas de monitoramento, processos eficientes para a gestão de eventos e incidentes e sistemas de gerenciamento de serviços.

Dessa forma, a equipe da Tecnocomp pode iniciar ações de suporte e, se preciso, acionar, acompanhar e controlar a atuação de profissionais especializados e provedores externos para garantir um nível de serviço mínimo de 99,99% por meio do uso de ferramentas preditivas apoiadas por IA e RPA.

Portanto, por garantir o menor tempo possível de inatividade, o NOC torna uma operação mais eficiente e produtiva, reduzindo custos e tornando os negócios mais sustentáveis e rentáveis.

Por que a Tecnocomp é o seu parceiro ideal

Projetado para fornecer um serviço de monitoramento 24 horas, todos os dias da semana, o NOC Tecnocomp concentra-se em evitar que qualquer incidente impacte na operação do cliente e, no caso de algum problema, age rapidamente para reduzir riscos e prejuízos.

Além disso, outro benefício do NOC Tecnocomp é reduzir o Custo Total de Propriedade (TCO), oferecendo um serviço confiável e econômico, evitando os custos que um Centro de Operações de Rede interno apresenta, como a contratação de profissionais especializados e equipamentos de monitoramento. A equipe da Tecnocomp também atua como uma solucionadora de incidentes ou dispatcher, acionando a equipe de especialistas seguindo uma lista de escalonamento pré-definida. Além disso, o NOC Tecnocomp acompanha o ciclo de vida total do evento e do tíquete para identificar desvios de comportamento, alarmes de incêndio e sensores ambientais.

Entre em contato, conheça o NOC Tecnocomp e saiba como podemos ajudar sua empresa a superar os desafios de tecnologia.

Empresa

Empresa

Sobre a Tecnocomp

Sobre a Tecnocomp

Sobre a Tecnocomp

Sobre a Tecnocomp

Contato

Contato

Contato

Contato

Política de gestão de serviços

Política de gestão de serviços

Política de gestão de serviços

Política de gestão de serviços

Política da qualidade

Política da qualidade

Política da qualidade

Política da qualidade

Carreiras

Carreiras

Carreiras

Carreiras

Empresa

Tecnocomp Tecnologia e Serviços © 2025–2026

Todos Os Direitos Reservados