Como funciona um projeto de Cabeamento Estruturado?

Sua empresa já precisou ou vai precisar deste serviço. O Cabling (ou Projeto de Cabeamento Estruturado) é uma solução que pode atender uma infinidade de aplicações, embora ainda seja uma das necessidades de infraestrutura mais “negligenciadas” nas empresas.

Para que fique claro, vale um resumo técnico a respeito deste item tão importante para os sistemas de transmissão. Antes de tudo, ao falar sobre cabeamento estruturado, vale lembrar que existem muitas variações, afinal cada sistema pode apresentar uma necessidade específica para execução de um determinado serviço ou da formatação de uma solução. 

O cabeamento estruturado, portanto, é um conjunto de conectores de transmissão de sinal elétrico, que pode envolver tanto redes internas, como dados de voz, telefone e internet, por isso, embora seja uma solução básica, veio se tornando um elemento tão fundamental para as empresas.

Um projeto de cabling bem sucedido visa o melhor aproveitamento da velocidade, garantia de estabilidade e uma frequência sem perdas, em especial, para aplicações onde as conexões são feitas para sustentar ambientes de missão crítica (para usuários internos ou externos).

Isso quer dizer que a falta de planejamento e organização neste serviço (que é um tanto comum neste universo) pode resultar em falhas, constante instabilidade, entre outras rupturas que influenciam e podem comprometer o resultado esperado da aplicação, principalmente em cenários de rede de alta complexidade.

Boa parte das transmissões e sustentação de trocas de informação passam obrigatoriamente ou preferencialmente por cabos, portanto é altamente recomendável que um especialista avalie a estrutura, as condições e as requisições que o projeto precisa cumprir. Uma especificação equivocada pode comprometer tudo e é com esse tipo de problema que a sua empresa não vai querer lidar depois que se investiu em um CPD ou uma rede de última geração.

Assim, para evitar qualquer risco desnecessário, entendemos que um Projeto de Cabeamento Estruturado deve cumprir um protocolo básico, de ponta a ponta, que envolve:

> Estudo do projeto e objetivos;

> Levantamento das especificações;

> Seleção dos produtos mais adequados;

> Layout e roteirização do cabeamento;

> Ajuste e harmonização do ambiente;

> Passagem dos cabos e identificação;

> Testes e homologação;

> Acabamento e finalização;

> Acompanhamento e suporte.

A conclusão com este tipo de protocolo é um projeto muito mais seguro, limpo (sem congestionamentos ou gambiarras sem identificação) e adequado às exigências de eficiência e performance. Entre os principais benefícios proporcionados por executar este serviço com um especialistas estão:

  • Manutenção facilitada e mais simples;
  • Aumento de performance na rede;
  • Praticidade para integração de aplicações;
  • Agilidade para necessidades de atualização;
  • Mitigação de riscos e ocorrências graves.

Para que sua empresa possa desempenhar todas as funções, contar com uma infraestrutura bem planejada e organizada vai proporcionar aos seus usuários um ambiente totalmente favorável para o desenvolvimento de cada atividade que passa pela sua rede.

A Tecnocomp é referência neste tipo de serviço, cumprindo todas as normas e recomendações de planejamento e estruturação para a garantia de um projeto de excelência. Por aqui, já realizamos milhares de serviços desse tipo, atendendo 100% das expectativas e exigências dos projetos.

Ao longo dos últimos anos, selecionamos e desenvolvemos relação com os fabricantes mais confiáveis e qualificados do mercado e formamos uma equipe de especialistas altamente capacitada para efetuar cada uma das 9 etapas do nosso protocolo de Cabling. 

Se quiser conhecer em quais competências ou aplicações de Cabeamento Estruturado a Tecnocomp tem conhecimento, clique no botão abaixo:


Ultimas Notícias: