A importância de um ERP para empresas

Enterprise Resource Planning (ERP) pode ser traduzido como “planejamento dos recursos empresariais” e é a sigla dada ao que chamamos de sistema de gestão empresarial. Um Sistema ERP para empresas tem como objetivo integrar todas as operações da empresa em um único lugar, organizando e viabilizando a entrega de informações, criando processos automatizados e possibilitando às áreas de negócio uma visão global sobre todas as métricas e indicadores chave.

Para que essa visão global se torne uma realidade, não basta apenas que o ERP esteja implementado na empresa. O maior desafio está um passo atrás, na integração e alinhamento entre os departamentos:

  • Financeiro
  • Conta a pagar e receber
  • Compras
  • Marketing
  • Comercial
  • Logística
  • Produção
  • Estoque
  • Delivery
  • Entre outros

Com os processos “redondos” dentro do ERP, a empresa começa a colher os frutos:

  • Com as informações e documentos no mesmo lugar, eliminam-se problemas com informações divergentes;
  • Aumento expressivo na velocidade da operação e na coleta de informações;
  • Redução de custos operacionais excessivos;
  • Tomadas de decisão mais ágeis e alinhadas;
  • Mitigação substancial na perda de informações ou processos “quebrados”;

Qual o melhor ERP para empresas?

Essa é uma pergunta quase impossível de ser respondida, já que a efetividade de um sistema de gestão empresarial depende de uma série de fatores, que vão desde as funcionalidades disponíveis para atender um desafio específico à questões contratuais, modelos de implementação, afinidade com o negócio e cultura organizacional.

Por conta destes fatores, que podem mudar em grau de complexidade, dependendo do setor e segmento do negócio ou até mesmo alguma característica específica da empresa em questão, é recomendável que se faça uma análise mais completa de interesses, necessidades, modelo de gestão e objetivos gerais, para poder entender com mais precisão qual ou quais opções disponíveis no mercado seriam mais adequadas ao que a companhia está buscando ou precisando.

Ainda dentro deste contexto, existem profissionais e serviços destinados a mapear o ambiente, processos ou ecossistema das empresas, a fim de identificar ou apontar justamente qual é o modelo de ERP ou fabricante mais recomendado.

De todo modo, em linhas gerais, existe um consenso entre as empresas e os executivos, sobre os maiores fabricantes de ERP para empresas, sendo a SAP a mais citada ou desejada pelas médias e grandes empresas.

Em operações que já navegam com um certo nível de complexidade e volume, o ERP da SAP ganha ainda mais notoriedade e evidência, pois além de ser o mais robusto do mercado, também é o mais completo e “inteligente”, oferecendo maiores possibilidades no quesito integração, automação e capacidades para absorver a indústria 4.0, IoT (Internet of Things), AI (Artificial Intelligence), dentre outras tendências da nova economia, que as empresas estão trabalhando para adotar.

Contudo, vale reforçar que é absolutamente necessário todo um processo de avaliação e planejamento, para que a implementação de um ERP para a empresa seja realizada com sucesso – ou seja, dentro do prazo esperado, nas condições acordadas e sem comprometer o fluxo operacional. Em um projeto como esse (ou até mesmo de migração), é comum as empresas passarem por dificuldades, com um processo excessivamente tortuoso de transição, gerando um grupo de necessidades não previstas no escopo, trazendo letargia e custos adicionais.

Um sistema ERP para uma empresa precisa ser flexível e pode ser dividido em dois módulos, que podem ser implementados de forma parcial ou gradual, dependendo das condições, dores e oportunidades de negócio.

O primeiro módulo é o operacional, agrupando todos os recursos base da empresa, como financeiro, suprimentos, compliance, etc. Aqui, tarefas repetitivas, complexas e lentas passam a ser automatizadas.

O segundo módulo é o vertical, que agrupa as atividades específicas de cada segmento de negócio. Operações específicas, integrações, requisitos da área e regras de nicho são alguns exemplos.

RISE With SAP – O ERP da SAP na Nuvem

O tema que está sendo discutido e perseguido pelas empresas neste momento é como viabilizar ou como migrar toda operação para a nuvem e, claro, uma parte considerável dos problemas que giram em torno dessa necessidade é se o sistema de gestão empresarial atual está preparado para essa transição e se ele “permite” que isso ocorra em todas as camadas do sistema, com segurança.

Imaginar que você é capaz de realizar todas as atividades e que sua equipe é capaz de manter o fluxo operacional funcionando plenamente de qualquer lugar do mundo, coloca a sua empresa na rota do futuro. Esse é o principal desafio das empresas que visam um crescimento estruturado nos próximos anos, pois além de trazer incontáveis possibilidades, levar uma estrutura para a nuvem permite que o negócio reduza custos brutalmente.

A opção acessível da SAP nativa da nuvem.

No caso da SAP, da qual somos parceiros e acompanhamos de perto as evoluções, o produto S/4 HANA nasceu desenhado para essa necessidade, sendo ainda mais eficiente ao operar na nuvem. 

Na modalidade RISE with SAP, a empresa oferece ao mercado a sua versão mais atualizada de ERP (S/4 HANA) em condições viáveis e acessíveis também para empresas de porte médio. Ou seja, o melhor sistema do mundo agora está ao alcance de um mercado muito maior e mais carente desse tipo de tecnologia.

Dentre vantagens práticas que esse ERP na nuvem pode proporcionar a uma empresa, destacam-se:

  • Investimento na implementação 5x menor;
  • Ambiente Cloud com custo ajustável e escalonável;
  • Consumo sob medida (tanto em licença quanto em módulos);
  • Implementação a partir de 18 semanas (3x mais rápida);

De toda forma, é evidente que esta e outras ofertas precisam ser estudadas, discutidas e refinadas para que se adequem a cada realidade. Indo nessa direção, nosso time de especialistas têm aberto agendas sem compromisso com empresas que estão buscando uma migração inteligente, segura e personalizada. 

Se a sua empresa está próxima deste momento, ou se você quiser saber mais sobre essa nova oferta da SAP, visite a nossa página.

O ERP para Empresas da SAP como você nunca viu - Clique para saber mais

Ultimas Notícias: