Como otimizar a Gestão de Armazenagem e o Transporte de Produtos?

A conexão entre todos os processos de uma cadeia de suprimentos tem se mostrado fundamental para obtenção de melhores resultados para as empresas, seja na Gestão de Armazenagem ou no Transporte de Produtos.

Há muitas maneiras de potencializar cada etapa, viabilizando desde um armazenamento estratégico para trazer mais eficiência, até um transporte totalmente rastreável, com funções analíticas e base em alertas e notificações em tempo real.

Do ponto de vista gerencial, você deve ser capaz de analisar e obter insights em tempo real de toda sua cadeia de suprimentos, usando um sistema e processos de logística inteligentes para identificar gargalos e mitigar riscos assim que surgirem.

Neste artigo, focaremos em duas etapas primordiais de todo processo de Supply Chain: Gestão de Armazenagem e o Transporte de Produtos.

Gestão de Armazenagem

A Gestão de Armazenagem logística vai muito além da estocagem de produtos. Essa etapa do processo requer um alto controle de todo ciclo de vida dos itens, do recebimento, passando pela armazenagem em si, expedição, controle e finalmente, o transporte ao cliente.

Gerenciar o micro dessa operação se torna tarefa complexa quando o monitoramento de cada etapa não é feito da melhor forma. O ideal é que o próprio sistema se encarregue disso, possibilitando otimizar o rastreamento de estoque, criar operações de distribuição, cross-docking, atendimento multicanal e outros itens relacionados a gestão de armazenagem, tudo em tempo real.

Os benefícios são claros:

  • Redução de  custos, maximizando o uso de cada recurso
  • Aprimoramento do serviço, acelerando o ciclo de pedidos
  • Melhora da produtividade, padronizando processos e procedimentos, além de reduzir os índices de erro.
  • Aumento da flexibilidade e a escalabilidade, automatizando pontos do processo

Transporte de Produtos

Os processos e o planejamento que cercam as operações de transporte são extremamente complexas. O foco para evolução deve estar em reduzir tal complexidade, integrando a gestão da frota e da logística em toda rede e possibilitando uma visão clara do cenário.

Um sistema de gestão robusto como o SAP S/4HANA, que conta com os módulos SAP EWM (Extended Warehouse Management) e SAP TM (Transportation Management), é capaz de resolver grande parte das dores micro que esse desafio impõe. O objetivo, no final, é maximizar o ROI dos investimentos em transporte, possibilitando-o fazer predições sobre a demanda e os volumes que a sua operação comporta. 

Na prática, os benefícios são:

  • Aumento da produtividade da operação
  • Melhora do fluxo de caixa em transporte de carga
  • Padronização de processos e operações de logística
  • Velocidade na tomada de decisões com insights em tempo real e informações verdadeiras

Não deixe de se inteirar nas novas tecnologias e processos que o mercado está usando. Podemos te ajudar com o entendimento e o desenho de um novo caminho na sua cadeia de suprimentos. Fale com um de nossos especialistas


Ultimas Notícias: