Inteligência artificial na indústria

A inteligência artificial na indústria tem se tornado cada vez mais latente, em especial pelo potencial de automatização que proporciona em um setor extremamente competitivo, que necessita tomadas de decisões rápidas e assertivas. E as estimativas são positivas: até 2025, espera-se que o mercado de inteligência artificial se torne uma indústria de US$ 190 bilhões.

Outro dado interessante, de um estudo da PwC, mostra que 62% das grandes empresas já vêm utilizando a tecnologia de inteligência artificial desde 2018. E esse número tem aumentado significativamente – o que mostra a evolução da Indústria 4.0 e as mudanças que ela é capaz de proporcionar para a indústria e outros setores, com Machine Learning, Internet das Coisas (IoT), tecnologias cognitivas etc.

Para conferir mais detalhes sobre como a inteligência artificial na indústria pode trazer ganhos relevantes e de que forma ela está inserida neste meio, leia a seguir:

Benefícios do uso da inteligência artificial para indústrias

Ferramentas de conectividade na inteligência artificial na indústria

A indústria é um setor que lida diretamente com um número imenso de dados, principalmente em momentos de interação digital com o cliente, e a inteligência artificial é uma parte importante para garantir que essas informações sejam coletadas e interpretadas corretamente.

Isso porque ela pode ajudar na leitura de dados para desenvolver ações estratégicas, por meio de Business Intelligence, além de levantar essas informações para que a gestão foque em análises e melhorias, em vez de fazer a coleta de dados, que demanda muito tempo.

Assim, o software inteligente permite identificar alguns padrões que são prejudiciais para a companhia, para que sejam mudados rapidamente, alertando para a necessidade de uma manutenção preventiva, por exemplo.

Com a obtenção de dados e geração de relatórios e KPIs simples, o gestor poderá, de fato, usar as informações de maneira estratégica. Questões relacionadas a operações, uso de máquinas, compra de insumos, logística de entrega, entre tantas outras podem ser otimizadas, fazendo com que a companhia gaste menos e lucre mais.

Para que isso aconteça, as empresas podem adotar o uso de sistemas de gestão, como SAP S/4HANA, que têm funcionalidades baseadas na inteligência artificial na indústria integradas.

Aumento da produtividade das operações

As atividades operacionais das indústrias, como a digitação de notas fiscais de insumos entregues, por exemplo, são maçantes e demandam muito tempo para execução.

Com o uso de ferramentas de inteligência artificial, integradas ao SAP S/4HANA ou outro sistema de gestão, essas tarefas são automatizadas. Logo, se ganha produtividade, pois diminui-se o número de atividades desempenhadas pelos colaboradores, que poderão ser alocados em outras funções mais estratégicas.

Além disso, com robôs até mesmo no chão de fábrica capazes de realizar ações orientadas por dados, disponíveis 24×7, é possível ter mais agilidade. Muitas vezes, ações simples que antes eram desempenhadas por humanos e tomavam tempo significativo podem ser sanadas com a utilização da inteligência artificial, por isso também há redução nos custos de uma forma geral, assim como aumento da receita.

Leia também: Como funciona a integração de processos e sistemas com RPA – automação robótica de processos

Redução dos erros

Os erros humanos são um dos principais gargalos na indústria, fazendo com que as pessoas percam tempo com refações. Em uma linha de produção, muitos dos processos estão interligados, logo uma falha pode provocar parada de máquinas, perda de matéria-prima e até do produto final.

Com a inteligência artificial na indústria, esse tipo de falha diminui drasticamente. Os robôs são programados para executarem as tarefas de determinada forma, baseados em informações programadas em seus sistemas, e isso sempre se repete, sem que os erros aconteçam.

Isso também permite aumentar a qualidade dos produtos e serviços oferecidos, além de ser possível analisar os erros e promover melhorias para que os processos sejam cada vez mais inteligentes, o que é sinônimo de respostas mais rápidas ao contexto de mercado que a empresa está inserida.

Diminuição dos custos

Quando se adota o uso de recursos de inteligência artificial a diminuição nos custos se dá por diversos motivos. As novas tecnologias podem automatizar processos e substituir a atividade humana em algumas operações, por exemplo.

Além disso, o simples fato de se economizar tempo e mitigar erros faz com que se gaste menos. O uso da Inteligência Artificial permite avaliar dados e fazer análises preditivas para desenhar cenários mais inteligentes, e, dessa forma, prevenir incidentes, evitar desperdícios e ter mais lucro. É possível também debruçar-se em questões envolvidas com a experiência do usuário como um todo, para levar ainda mais qualidade aos clientes.

O uso de inteligência artificial na indústria é uma tendência que veio para ficar, por isso promover mudanças na empresa que a tornem cada vez mais ligadas à inovação e tecnologia pode ser vantajoso agora e a longo prazo, para estabelecer uma estrutura sólida de mercado.


Ultimas Notícias: