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Outsourcing de TI: Por que contratar?

Outsourcing de TI: Por que contratar?

Outsourcing de TI: Por que contratar?

A colaboração na transformação digital de uma empresa é, atualmente, uma das principais propostas de valor de um contrato, e vem se tornando cada vez mais um diferencial na oferta de serviços de outsourcing de TI, o que faz com que esse modelo esteja no radar dos líderes de negócios.

Mas fazer uma implementação bem-sucedida exige que os gestores aumentem seu conhecimento nesse mercado.

Neste artigo, trouxemos algumas dicas para ajudar você a superar os desafios da integração do outsourcing. Confira!

O que é outsourcing de TI?

O outsourcing de TI é um modelo de trabalho no qual o negócio opta por terceirizar determinados serviços e atividades que compõem a sua infraestrutura tecnológica.  

Essa estratégia não é propriamente uma novidade, mas esse movimento vem ganhando bastante destaque no cenário corporativo atual, especialmente com a transformação digital e o crescimento do trabalho remoto.

Afinal, eIe se mostrou uma peça-chave para suprir lacunas operacionais, como integração de sistemas, gerenciamento de segurança, metodologias como design thinking, entrega ágil, centros de excelência e automação de processos.

Tudo isso em escala que pode ajudar superar os desafios com a otimização de desempenho e redução de falhas.

Hoje, o modelo de outsourcing de TI vem sendo inclusive utilizado para atividades que compõem a finalidade principal da empresa.

Quais são os tipos de outsourcing de TI?

O outsourcing de TI pode ser realizado de diferentes formas, conforme o tipo de serviço que a empresa necessita. Veja, a seguir, quais são eles.

Offshore Outsourcing

No offshore outsourcing, a empresa parceira responsável pelas atividades de desenvolvimento de software, suporte e manutenção da infraestrutura de TI é de outro país.

É um modelo que facilita a contratação de talentos especializados e oferece uma bagagem global com excelência. Por outro lado, existe o desafio de encontrar um equilíbrio no alinhamento das diferenças culturais.

Onshore Outsourcing

Onshore é o tipo de outsourcing de TI em que contratante e contratada operam no mesmo país. É uma alternativa com custos mais altos, porém a comunicação entre elas é mais fácil. Assim, as integrações acontecem com mais agilidade, pois não existe a barreira cultural.

Nearshore Outsourcing

O modelo nearshore é uma mistura das alternativas anteriores: a organização responsável por prestar o serviço é localizada em países mais próximos da empresa contratante, com poucas diferenças de fuso horário e cultura. Por outro lado, ela consegue ser mais barata do que a dinâmica offshore.

Quais são os níveis de serviço no outsourcing de TI?

Service Desk

Cuida da comunicação entre o provedor e os usuários. O service desk é um tipo de suporte que ajuda a empresa a solucionar questões operacionais mais complexas, como softwares.

Help Desk

O help desk também é um serviço de suporte técnico, porém ele se dedica à solução de problemas mais simples, como formatação de máquinas, troca de senhas ou dúvidas sobre o uso de ferramentas. Ademais, ele também pode ser estendido ao atendimento de clientes.

Field Desk

O field desk é o terceiro estágio dos serviços de suporte de TI. Sua atribuição é apoiar operações de campo, ou seja, que acontecem fora da empresa. Quando um técnico sai para fazer instalação ou manutenção de equipamentos, por exemplo.

IT Asset Management

É uma consultoria completa para projetos de infraestrutura, aproveitando a experiência de especialistas para tornar o processo decisório mais eficiente. Nossas soluções modernas simplificam operações e potencializam a produtividade dos processos.

IT Projects

Esses serviços abrangem três áreas-chave:

  • Networking Infrastructure;
  • Data Center Moving Room/Retrofit;
  •  IT Consulting.

Esses serviços, quando combinados, têm o potencial de instigar uma transformação significativa no uso da infraestrutura da sua organização. 

Enterprise Support

Serviço projetado para apoiar gestores na otimização de sistemas de gestão empresarial e recursos de TI corporativa. O portfólio abrange o desenho, implantação e condução de serviços personalizados conforme as necessidades específicas de cada empresa. Estes serviços visam oferecer suporte contínuo, operação e especialização necessários para sustentar os processos de negócio.

Digital Solutions & Consulting

É uma coleção de soluções tecnológicas e serviços de alta qualidade projetados para impulsionar a rentabilidade da sua empresa. Essas soluções abrangem desde a base operacional até a inteligência do negócio, proporcionando um suporte abrangente em todas as fases da transformação digital.

Quais os benefícios da terceirização de TI?

Se você ainda tem dúvida se vale ou não a pena, aqui estão algumas vantagens da terceirização de TI.

Redução de custos

A redução de custos é o principal benefício na adoção do Outsourcing de TI. Dentre os impactos observados, temos a menor necessidade de contratar pessoal e aquisição de recursos próprios, como hardwares e afins.

Foco no core business

Ao implementar o modelo de outsourcing, gestores e colaboradores ficam livres de questões burocráticas do funcionamento das tecnologias, podendo dedicar mais esforços à sua atividade principal. Isso contribui para a produtividade e otimização de resultados.

Acesso a especialistas

A escolha pelo outsourcing de TI abre um leque de oportunidades para se trabalhar com grandes especialistas desse mercado. Não há barreiras físicas para contratação de profissionais.

Escalabilidade e flexibilidade

Apostando na terceirização, a empresa tem mais liberdade para construir uma infraestrutura de TI única, que atenda da melhor maneira suas necessidades, e com flexibilidade para ajustar os serviços consumidos conforme a variação das demandas.

Mercado em expansão

O mercado global de outsourcing de TI deve atingir US$ 937,67 bilhões até 2027, comprovando a confiança no modelo. A avaliação era de cerca de US$ 556,67 bilhões em 2020 e a perspectiva de crescimento aponta para uma taxa de mais de 7,7% até 2027.

O outsourcing de TI, abrangendo diversos modelos de entrega e serviços, está se consolidando cada vez mais em torno de resultados específicos, proporcionados como um serviço completo. Em vez de simplesmente disponibilizar profissionais qualificados, os provedores de serviços agora oferecem expertise em processos e plataformas tecnológicas.

Redução de riscos e responsabilidades

Mesmo com toda automatização das tecnologias, manter a segurança das informações de uma empresa continua sendo um grande desafio. Por isso, a terceirização de serviços de TI se apresenta como opção vantajosa.

Bons provedores investem pesado em mecanismo de segurança, trazem boas práticas de segurança da informação para o ambiente interno da empresa, e inclusive se responsabilizam pelo gerenciamento dessa área.

Maior segurança da informação

A terceirização de TI proporciona maior segurança das informações ao transferir a responsabilidade para provedores especializados, que investem em mecanismos de segurança e implementam boas práticas no ambiente interno da empresa. Isso reduz riscos e garante a confidencialidade dos dados empresariais.

Acesso a tecnologias de ponta

Empresas focadas no fornecimento de soluções tecnológicas têm uma vasta bagagem sobre o que funciona bem para cada e realidade empresarial. Além disso, elas estão sempre por dentro de todas as tendências e inovações que surgem constantemente nesse mercado.

Logo, optar pelos serviços de outsourcing de TI também é uma forma de garantir o acesso às tecnologias de ponta no seu negócio.

Maior disponibilidade e confiabilidade

A empresa que contrata um outsourcing de TI consegue manter a disponibilidade da sua infraestrutura tecnológica de forma contínua. Para isso, existe todo um planejamento melhorando a gestão e a confiabilidade das tecnologias.

Rápida implementação de projetos

As empresas especializadas em outsourcing de TI se dedicam exclusivamente ao desenvolvimento de soluções nessa área, sob a perspectiva de diferentes tipos de negócios.

Isso possibilita a implementação ágil de projetos, com os recursos mais eficientes e adequados para cada cliente, o que garante mais vantagens competitivas para quem utiliza a estratégia.

Adaptação a mudanças no mercado

Provedores de serviços podem contribuir para um impacto significativo fazendo a ponte entre tecnologia e negócios, ampliando suas funções nos clientes, e os ajudando a atingir metas ambiciosas. Como consequência, também interfere positivamente na adaptação às mudanças do mercado.

Maior competitividade

Ao reduzir preocupações com gestão da infraestrutura de TI e aumentar a qualidade e eficiência dos seus sistemas, naturalmente a empresa consegue otimizar a sua competitividade.

Escolha um provedor em que você pode confiar

Seu provedor de serviços e de infraestrutura de TI deve trabalhar como uma extensão da sua empresa. Portanto, é indispensável escolher um parceiro com o qual você se sinta confiante para compartilhar informações confidenciais, pois tal colaboração é fundamental para o progresso bem-sucedido do projeto.  

Tenha como princípio a escolha de um provedor alinhado com seus objetivos e cultura de negócios. Quanto mais ele entender suas necessidades, mais transparente será a jornada.

É verdade que muitas empresas recorrem à terceirização para cortar custos. Mas, embora essa seja uma das grandes vantagens, não deve ser a principal métrica.

A chave é encontrar um parceiro que tenha um custo mais barato do que uma equipe interna, e que possa oferecer um nível superior de expertise e serviço do que pode ser encontrado na empresa. Esse pode ser um equilíbrio difícil de encontrar, mas é possível.

Lembre-se que é extremamente importante focar na parceria de negócios. Segundo o Gartner, em seu relatório “Prioridades para a liderança de TI em  2021 ”, a redução do risco de terceiros no outsourcing de TI está no topo da lista. Os analistas indicam que vale a pena considerar a cooperação com fornecedores confiáveis e estar aberto à colaboração com fornecedores de TI reconhecidos pelo mercado e confiáveis. Para eles, o foco no gerenciamento eficaz de fornecedores se tornará uma das mais importantes tendências de terceirização.

Por isso, o outsourcing de TI é muito mais sobre gerenciamento de relacionamentos do que sobre acordos de nível de serviço e é uma parceria, não apenas um projeto de compra de serviços.

A Tecnocomp é uma parceira especializada na gestão de serviços de TI que pode ajudar sua empresa nessa missão. Trabalhamos com soluções cuidadosamente escolhidas para atender aos rígidos padrões de inovação, tecnologia e os melhores resultados para seus clientes.

Enfim, o conteúdo que trouxemos nesse texto é uma dinâmica empresarial que veio para simplificar processos tecnológicos e gerar muitas vantagens competitivas para os negócios que decidem investir nessa estratégia.

Para aproveitar todos esses benefícios, conheça as soluções Tecnocomp ideais para sua infraestrutura de TI e tenha um verdadeiro parceiro.

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