Por que contratar Outsourcing de TI?

O termo Outsourcing de TI, na tradução literal, significa terceirização da mão de obra de tecnologia. No conceito corporativo entende-se que quando se contrata um serviço na modalidade de Outsourcing, você está transferindo um grupo de tarefas e atividades ou operações e processos para uma força de trabalho externa especializada.

A modalidade de Outsourcing está distribuída em diversas disciplinas de TI sendo solicitada pelas empresas sempre por cinco grandes motivos:

  1. Quando há a necessidade de contratar recursos por tempo integral;
  2. Quando as unidades econômicas se tornam mais atrativas terceirizando o serviço;
  3. Quando a empresa não tem condições de manter ou desenvolver essa função no seu ecossistema e precisa de especialistas para absorver as tarefas;
  4. Liberar recursos internos para focar na estratégia da empresa;
  5. Atualização tecnológica constante

Com a ascensão da necessidade das empresas terem um pilar de tecnologia sólido e cada vez mais ou até mesmo atribuir soluções a tecnologia, o Outsourcing de TI ganha absoluto destaque no mercado. No universo das grandes e médias empresas, estima-se que 8 a cada 10 empresas possuem algum contrato de Outsoursing de TI na sua estrutura.

Isso tem crescido ano a ano por 2 grandes razões:

Atualmente, embora as empresas precisem, quase que obrigatoriamente, de tecnologia no seu contexto, o core da enorme maioria não é Tecnologia. Isso amplia demasiadamente a dificuldade de desenvolver ou manter um especialista em TI no seu negócio. Isso só acontece quando a empresa decide atribuir a Tecnologia como foco do negócio, transferindo ou pivotando o seu modelo tradicional para o modelo digital. Um exemplo disso é o Itaú, que embora seja um banco, sua principal vocação técnica é Tecnologia.

A segunda grande razão é que a mão de obra de especialistas em tecnologia está cada vez mais escassa e limitada em todo o mundo. Esses profissionais são assediados pelo mercado global e normalmente se sentem mais eficientes e aproveitados em empresas cuja função é justamente desenvolver, entregar ou trabalhar exclusivamente com tecnologia.

Os provedores de Outsourcing em TI são responsáveis por quase 80% do consumo de budget de Tecnologia das grandes e médias empresas, que precisam desses especialistas para resolverem os seus problemas ou para apoiar a necessidade evidente da transformação digital.

E como o desafio de se manter atualizado e acompanhando o ritmo dos avanços tecnológicos é constante, o melhor custo benefício para a maioria das empresas está em concretizar boas relações de Outsourcing de TI ou transferir as atividades mais sensíveis para o parceiro especialista. 

Com um mercado cada dia mais acelerado, volátil e competitivo, adotar a terceirização permite que a corporação conte com profissionais altamente qualificados e, claro, com o endosso e a segurança de uma empresa que deve garantir um padrão do trabalho e dos entregáveis, do início ao fim do projeto ou da relação, mantendo todos os recursos necessários para atender às suas demandas e atingir os resultados esperados. Dessa forma, as demais equipes internas podem continuar focadas nas atividades essenciais core business do negócio.

O Outsourcing de TI é ideal para empresas que:

  • Precisam focar no seu negócio;
  • Buscam redução de custos;
  • Querem evitar prejuízos e atrasos por perda de mão de obra;
  • Precisam de serviços sob demanda;
  • Demandam uma alta disponibilidade de recursos especialistas;

Dentro desse contexto de desafios, a Tecnocomp desenvolveu e aprimorou ao longo dos anos um núcleo de Outsourcing de TI que conta com profissionais especializados, metodologias ágeis e escritório de projetos,  respeitando todas as normas de mercado.

Para falar com um especialista, acesse:


Ultimas Notícias: