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RPA

Robotic Process Automation (RPA): Guia completo

Robotic Process Automation (RPA): Guia completo

Robotic Process Automation (RPA): Guia completo

A Robotic Process Automation (RPA) diz respeito, basicamente, ao uso de robôs para automatizar processos. Ou seja, é um software que captura e padroniza dados de documentos para facilitar análises e gerar insights acionáveis, além de automatizar processos manuais e torná-los mais eficientes e com menos erros. 

A quarta revolução industrial tornou o mundo mais dependente da tecnologia e hiperconectado, e todos os setores buscam formas de cortar custos tornar tarefas mais eficientes e eficazes, e o RPA é responsável por transformar a forma com que as empresas trabalham e interagem com sistemas e aplicativos. 

A Robotic Process Automation permite que tarefas estruturadas e repetitivas sejam realizadas sem a participação de um ser humano e, na maioria das empresas, é utilizada para, exatamente, substituir o trabalho manual e reduzir erros. A RPA, ou os bots, emula o processo manual ao mesmo tempo em que impacta positivamente na produtividade e eficiência dos funcionários, por exemplo, eliminando a necessidade de entrada manual de dados para folha de pagamento, permitindo que a equipe de RH se dedique a funções mais complexas e importantes. 

Benefícios do Robotic Process Automation

A automação voltada para aumentar a eficiência de processos não é uma ideia nova, ela surgiu na época da primeira revolução industrial e revolucionou a produção. Já o uso de bots é muito mais recente, surgindo com o Screen Scrapting, junto com o nascimento da internet, que é um processo de encontrar, extrair e copiar dados da internet, mas que dependia de profissionais com vasto conhecimento em programação. A tecnologia foi evoluindo até chegar à RPA, que oferece maior precisão e confiabilidade na captura e tratamento de dados. 

A RPA é fruto direto de iniciativas que surgiram com o Screen Scrapting, passando pela automatização do fluxo de trabalho, para realizar tarefas que, até então, exigiam a ingerência de uma pessoa. 

Assim, a Robotic Process Automation simplifica esses fluxos, contribuindo para que a empresa se torne mais flexível e responsiva, o que tem impacto direto na satisfação, engajamento e produtividade dos funcionários, além de garantir maior lucratividade. 

Maximização da eficiência

O maior benefício está na eficiência operacional para a realização de uma tarefa. A RPA contribui para reduzir o tempo que um processo leva para ser terminado, reduz custos e a necessidade de recursos humanos para a conclusão desse processo. Sua implementação permite que o tempo usado em determinadas tarefas pelos funcionários seja alocado para projetos mais complexos e importantes. 

Implementação e configuração simples

Uma plataforma RPA é reconhecidamente fácil e rápida de implementação, interagindo diretamente com as aplicações já em uso pela empresa, reduzindo a necessidade de equipamentos externos e até mesmo de conhecimentos em programação. Apesar disso, como sua implementação depende da complexidade do fluxo de trabalho, pode levar algumas semanas para ser implementado completamente. 

Conformidade

A Robotic Process Automation tem como objetivo concluir tarefas sem erros, o que a torna uma ferramenta essencial para cumprir com normas de conformidade e auditoria, pois permite que seja programada de acordo com regras especificas. 

Satisfação do cliente

Eliminar erros humanos também contribui para melhorar a satisfação do cliente, pois melhora o fluxo de trabalho, a qualidade dos serviços da empresa e, consequentemente, o relacionamento com os clientes. 

Sem interrupções

Robôs não precisam parar para almoçar ou tomar um cafezinho, além de conseguirem lidar com várias tarefas ao mesmo tempo, permitindo um fluxo constante de informações ininterruptamente, garantindo que as empresas possam gerar insights baseados em dados mais rapidamente. 

Segurança de dados e resiliência

Como elimina o fator humano, a RPA aumenta a segurança das informações por limitar o acesso aos dados confidenciais. Além disso, a RPA permite atender a picos de demanda facilmente, garantindo maior precisão das informações capturadas. 

Desafios da RPA

Apesar dos benefícios, a implementação da RPA também envolve desafios que precisam ser avaliados antes de investir na automação de processos. 

Limites de automação

Por mais complexa que seja a plataforma de RPA, ela apenas conseguirá replicar tarefas estruturadas e baseadas em regras. Esse limite de automação, que impede que o robô se adapte a mudanças ou aprenda com erros, exige a combinação da RPA com a Inteligência Artificial (IA) para expandir os recursos dos robôs. 

Falta de tangibilidade

Apesar reduzir custos e erros, não é possível garantir que a produtividade da empresa realmente irá aumentar. Isso depende do acompanhamento de outras métricas integradas à automação. 

Substituição humana

A empresa precisará lidar com o temor dos funcionários de perderem seus empregos para uma máquina, o que pode levar a uma implementação mal-sucedida se a comunicação não for feita corretamente, tornando a aceitação da Robotic Process Automation um dos maiores desafios enfrentados pelas empresas. 

Não é adequado para todos os processos

O RPA pode não ser adequado para todos os processos de negócios. O Gartner, por exemplo, sugere a adoção de um Enterprise Automation Roadmap (EAR) para que as empresas priorizem a RPA quando ele for a solução ideal. Para dados não estruturados, por exemplo, a RPA não é indicada. 

RPA não é o mesmo que inteligência artificial (IA)

A RPA “pura” apenas replica processos estruturados e baseados em regras, não consegue aprender ou se adaptar. Isso exige a implementação de uma solução baseada em IA e aprendizado de máquina que contemple processamento de linguagem natural (NLP) e reconhecimento de caracteres, para que os robôs tenham suas habilidades expandidas e possam lidar com processos cognitivos que envolvam dados estruturados, semiestruturados ou não estruturados. 

Com a necessidade de otimizar a tomada de decisões, os robôs integrados à IA podem aplicar modelos de aprendizado de máquina e análises que facilitem o processo decisório, automatizando esse processo. 

Como começar a usar a Robotic Process Automation

Estabelecer as bases para uma iniciativa de RPA e implementar um projeto piloto é o primeiro passo para uma implementação bem-sucedida. O segundo passo é dimensionar o uso da automação por toda a empresa, privilegiando os processos que mais podem se beneficiar. Por fim, transforme o negócio e expanda a automação para toda a empresa. 

RPA é uma tecnologia disruptiva

Tecnologias disruptivas estão sendo implementadas rapidamente nas empresas, e a RPA é uma delas, pois muda totalmente a forma com que os processos de negócios funcionam e são gerenciados. 

Não importa o setor ou serviço, otimizar processos operacionais é essencial para reduzir custos, ter maior precisão das informações e reduzir o tempo para processos serem executados. Exatamente por isso, tecnologias disruptivas estão sendo implementadas rapidamente nas empresas. A RPA é uma delas, pois muda totalmente a forma com que os processos de negócios funcionam e são gerenciados, se tornando essencial para se diferenciar dos concorrentes por impactar diretamente nas pessoas, processos e negócios. 

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