O que é e como funciona a Tecnologia GPON?

Tem sido cada vez mais requerida e recomendada a utilização da tecnologia GPON em projetos de rede e cabeamento estruturado

Embora totalmente aderente e eficiente, a sua utilização ainda não está popularizada na grande maioria das empresas, que acabam não usufruindo de uma melhora significativa nas taxas de transmissão que essa tecnologia proporciona aos seus ambientes e usuários.

A GPON (Gigabit Passive Optical Network) na sua tradução literal, quer dizer Rede Óptica Passiva de Gigabit. Sendo uma “rede passiva”, entende-se que entre a OLT (conector) e a ONU (usuário final) não deve existir nenhum elemento ativo/energizado – isso significa menos perda e zero barreiras na transmissão.

Como funciona a Tecnologia GPON

Diferente de outras tecnologias que usam fibra óptica, na versão GPON, a transmissão é assimétrica, com uma taxa de dados no sentido downstream, desproporcional ao de upstream. A vantagem em se ter essa taxa assimétrica, é que, ao acessar a internet, a maior parte do tráfego acontece na direção de downstream, suprindo infinitamente melhor (com maior qualidade e velocidade), os serviços e necessidades de download.

Por essa razão, em especial de velocidade, que a Tecnologia GPON tem atraído tanto a atenção do mercado de telecomunicações e das empresas que precisam operar em altíssima performance.

Tecnologia GPON: segurança, estabilidade, velocidade e qualidade para o seu projeto

Como uma taxa de velocidade superior e uma rede mais estável (com uma variação de performance e frequência absolutamente pequenas), as demandas dos usuários são melhores atendidas, trazendo uma evidente percepção de eficiência.

A Tecnocomp tem uma área especializada para atender demandas que exigem esse tipo de tecnologia. Em uma longa parceria consolidada há mais de 25 anos com a fabricante de cabos Furukawa (que nos atende não apenas nessa, mas em todas as outras variações de aplicações e modalidades), já executamos diversos projetos de rede e cabeamento estruturado (cabling) que envolvem a Tecnologia GPON para empresas de variados segmentos.

Para identificar os ganhos de incluir a GPON no seu projeto de cabeamentos ou aderir essa tecnologia no upgrade da sua rede, acesse nossa página:


Ultimas Notícias: