Transformação digital: conheça tecnologias que levam a sua empresa ao sucesso

A transformação digital exige uma verdadeira jornada da empresa e de todos os colaboradores. Isso porque não se trata apenas de investimentos em ferramentas tecnológicas para tornar a companhia totalmente digitalizada. É necessária uma mudança de cultura, modelo de negócios e processos.

Hoje, é praticamente impossível que uma empresa se mantenha fora da realidade digital. Essa transformação, que precisa ser feita gradativa e continuamente, é sinônimo de respostas rápidas aos clientes (satisfação do consumidor), otimização de processos com colaboradores focados em questões estratégicas, aumento de competitividade frente ao mercado, soluções mais complexas e completas, mais segurança e redução de custos, dentre muitos outros.

Mas muitas empresas não conhecem a fundo as inovações que a transformação digital pode proporcionar e não sabem como colocá-las em prática na organização. Por isso, leia mais a seguir e confira as tecnologias que levam ainda mais sucesso. 

O processo de transformação digital nas empresas

Segundo a SiriusDecisions, cerca de 67% da jornada do comprador é feita digitalmente. Além disso, aproximadamente 90% dos dados disponíveis no mundo foram criados nos últimos 2 anos. Esses são apenas alguns dos números que mostram como a TD é cada vez mais latente nos diferentes setores da sociedade.

O processo de transformação digital é gradativo, contínuo e envolve toda a companhia e uma real mudança na própria cultura empresarial e de mindset.

Novos recursos tecnológicos surgem quase diariamente para facilitar os processos nas organizações. Buscar novos conhecimentos e tecnologias é essencial, já que o processo de transformação digital faz parte da realidade das empresas que querem crescer.

4 tecnologias que contribuem para a transformação digital

Confira agora alguns exemplos de tecnologias que podem ser implementadas na sua empresa e os reais benefícios que elas podem trazer. Vale ressaltar a importância de contar com uma companhia especialista nesses processos, com disponibilidade 24×7 e preparada para atender os mais diversos segmentos:

1. RPA

O Robotic Process Automation (RPA) é uma tecnologia baseada em software que utiliza robôs para simular atividades repetitivas feitas por operadores humanos.

Alguns exemplos do uso de RPA podem ser vistos no preenchimento de cadastros, emissão e controle de notas fiscais, workflows de trabalho, entre tantos outros. Essa é uma solução essencial para automatizar tarefas e garantir que a empresa tenha colaboradores focados no core business da companhia, com uma gestão mais analítica.

A implantação da tecnologia RPA ainda proporciona aumento da produtividade, redução de custos e erros na operação.

Leia mais: Como funciona RPA na prática para ter alta produtividade?

2. Internet of Things (IoT)

A Internet of Things (IoT), ou simplesmente Internet das Coisas, é o nome dado aos recursos que estabelecem uma comunicação com os usuários por meio de plataformas inteligentes e sensores. Em suma, objetos são conectados à rede, possibilitando um acompanhamento de informações em tempo real.

Soluções como gestão de frotas, gestão de facilities, rastreabilidade de profissionais, processos industriais, gestão das empresas de modo geral, entre tantas outras são exemplos de aplicação de IoT nos processos de transformação digital.

O ganho proporcionado por essa tecnologia envolve maior conectividade e transferência de dados, novos insights, processos mais rápidos e eficientes de gestão empresarial, além de otimizar tarefas e reduzir custos.

3. ERP

ERP, Enterprise Resource Planning, é o sistema de gestão empresarial que gerencia as atividades de todas as áreas da empresa, integrando em uma única plataforma todas as informações.

Com a implantação de um ERP eficiente, como é o caso do SAP S/4HANA, é possível gerenciar processos financeiros em tempo real, integrados e baseados em uma única fonte de informação, mapeando o cenário financeiro para tomadas de decisões estratégicas e assertivas.

Além disso, possibilita o aumento da eficiência da operação, maior produtividade, controle e redução dos custos diretos e indiretos, além da automatização e integração de processos.

Leia mais: SAP S/4 HANA: O que você precisa saber sobre esse sistema

4. Analytics

Para que a TD se desenvolva, acompanhar dados é imprescindível, pois eles apontam novas necessidades baseadas em uma realidade orientada a informações complexas. O Gartner prevê grandes mudanças em Data & Analytics nas empresas – até 2022, espera-se que 90% das estratégias sejam orientadas a dados, com análises intrínsecas nos processos da corporação.

O SAP Analytics Cloud é uma ferramenta robusta em nuvem construída para a tomadas de decisões rápidas. Ela fornece funcionalidades que vão além do Business Intelligence convencional, oferecendo Self Service BI para todos os usuários. Isso é, todos os colaboradores têm acesso aos dados, podendo personalizar seus dashboards, sem a necessidade do setor de TI, o que acelera as decisões.

Além disso, todos os dados são acompanhados em tempo real, com a possibilidade de apurar informações operacionais.

Essa ferramenta ainda possibilita capacitar os colaboradores para tomadas de decisões mais estratégicas, com insights inteligentes, utilizando IA avançada, machine learning e processamento de linguagem natural. O SAP Analytics Cloud ainda é seguro e dimensionável, ideal para atender as mais variadas necessidades.

O resultado de aplicar uma gestão orientada a dados envolve mitigar erros, estar preparado para eventuais mudanças no mercado, ROI positivo, mais facilidade e amparo para desenvolver estratégias. Além disso, agrega-se um valor corporativo, com alta competitividade.

Essas são apenas algumas das tecnologias que levam a sua empresa ao sucesso na transformação digital.

A Tecnocomp é especialista em avaliar cenários, desenvolver e implementar projetos para o crescimento das empresas. Para saber mais, entre em contato conosco agora!


Ultimas Notícias: